A educação ambiental e o desenvolvimento de um futuro melhor
Por: Tiago Freitas • 29/12/2015 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
QUESTÃO DISCURSIVA TG (TRABALHO EM GRUPO)
Profº. Maurício Manzalli
Aluno: Tiago Silva de Freitas
A educação ambiental é um campo do saber, onde o educando começa a perceber e obter conhecimentos a cerca do meio ambiente, estes conhecimentos farão com que o educando se torne sujeito transformador das ações que relacionam homem e meio ambiente.
As questões ambientais vêm ganhando espaço na sociedade atual. O modo de produção em vigor, que consiste em um modelo não-sustentável e auto-destrutivo, no sentido que entende o meio ambiente meramente como um depósito de resíduos
Desta forma, é importante, repensar, que relação é está que se desenvolve entre homem-e-natureza, no sentido de que, os bens não são eternamente duráveis, mas passíveis de extinção, pois, o mau uso dos bens naturais pode resultar em sua não capacidade de regeneração e reprodução material e social, da vida no planeta.
Frente a este quadro anteriormente mencionado. É de suma importância a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares, pois é por meio da educação que pode ser possível transformar o futuro.
Jacobi declara que:
Quando nos referimos à EA, situamo-la num contexto mais amplo, o
da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para a consolidação de sujeitos cidadãos. O desafio do fortalecimento da cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, concretiza-se a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e por conta disso, converter-se em ator corresponsável da defesa da qualidade de vida.
(1998, p. 12).
A educação ambiental deve buscar acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito às diferenças. A educação ambiental pressupõe uma mudança de mentalidade, e propõe uma participação individual e coletiva dos cidadãos.
O modo de vida atual não corresponde mais aos nossos anseios e compreensão de mundo e sociedade; por isto é preciso criar novos caminhos, onde a mudança de atitude seja o marco central que intermedeie essa relação do homem com o meio ambiente, criando uma postura de comportamento compatível com o desenvolvimento sustentável.
A educação ambiental nas escolas assume uma função considerável, visto que, crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão se tornar adultas mais preocupadas com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.
[...] incluindo a EA na escola pode-se preparar o indivíduo para exercer sua cidadania, possibilitando a ele uma participação efetiva nos processos sociais, culturais, políticos e econômicos relativos à 2011 preservação do “verde no nosso planeta”, que se encontram de certa forma em crise, precisando de recuperação urgente. O início do processo de conscientização, de que o meio ambiente solicita é o entendimento e a reflexão de uma condição básica para a convivência humana. A EA tem muito a contribuir no sentido de construir relações e proporcionar intercâmbios entre as diversas disciplinas. Este intercâmbio depende exclusivamente da vontade dos docentes em
...