TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização

Seminário: A história da contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 9

História da Contabilidade – Pré - Histórica

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização.

Segundo Iudicibus, Marion, Farias (2009), A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A historia contábil, esta revestida de fatos que demonstram de fatos que demonstram uma evolução através do tempo, predendo-se em suas manifestações primeiras, com exclusividade a própria Historia da Contas, fazendo-se daquilo que se tem ou daquilo que devera se entregue a terceiros.

(http://www.crcse.org.br/crcse/interna.wsp?tmp_page=institucional_historiacontabilidade)

O pensamento do "futuro" levou o homem aos primeiros registros para que se pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

http://www.crcse.org.br/crcse/interna.wsp?tmp_page=institucional_historiacontabilidade

A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, procurava saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

http://www.crcse.org.br/crcse/interna.wsp?tmp_page=institucional_historiacontabilidade

À medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.

http://www.crcse.org.br/crcse/interna.wsp?tmp_page=institucional_historiacontabilidade

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por Governos locais e pela igreja. Mas foi somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

Podemos disser que a historia da contabilidade foi dividida em três partes:

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: Período que se inicia com as primeiras civilizações onde a contabilidade era simbolizada por desenhos feitos das pedras e paredes, assim a civilização do local tinha um controle do gado, agricultura, etc. (Portal Contabilidade – acessado em 08/11/2013, 22hs35min)

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, foi quando o “curioso” e matemático Frei Luca Pacioli surgiu com a Obra Contabilidade por Partidas Dobradas, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

(Portal Contabilidade – acessado em 08/11/2013, 22hs35min)

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, foi onde Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o novo mundo representava.

(Portal Contabilidade – acessado em 08/11/2013, 22hs35min)

DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE

Com o desenvolvimento da contabilidade com toda sua historia esteve intimamente ligado ao desenvolvimento econômico em cada época. O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo em que as necessidades econômicas foram se tornando mais complexas podendo delimitar a evolução histórica da contabilidade em duas grandes escolas: Italiana e Norte-Americana. A escola Norte-Americana foi onde as teorias e práticas contábeis foram favorecidas, não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos. O surgimento do American Institut of Certified Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; várias associações empreenderam muitos. (Portal Contabilidade – acessado em 08/11/2013, 22hs40min http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm)

Esforços e grandes somas em pesquisas nos Estados Unidos. Havia uma total

Integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não

ocorreu com as escolas européias, onde as universidades foram decrescendo em nível, de muita importância, com a contabilidade em desenvolvimento americano, a tecnologia teve um grande crescimento, com isso as grandes empresas, como as multinacionais ou transnacionais, por exemplo, que requerem grandes capitais, de muitos acionistas, foi a causa primeira do estabelecimento das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.

HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL

• Inicio – Brasil Colonial ao Império

A historia da contabilidade no Brasil teve seu inicio no período colonial, sendo

representado pela evolução da sociedade e sendo necessário a pratica de controles contábeis para inicio e desenvolvimento das primeiras alfândegas que surgiram em 1530. No ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle Portugal nomeou Gaspar Lamego como primeiro Contador Geral das Terras do Brasil cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam no setor público.

Em 16 de Julho de 1679, através da Carta Régia é criada a CASA DOS CONTOS, entidade responsável de apurar e fiscalizar as receitas e despesas do Estado, tendo autonomia somente no Reinado de D. João I, após a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, iniciando um progresso sócio econômico e cultural na colônia, devido a diversas ocorrências tais como a abertura dos portos às nações amigas, a colônia passou a comercializar produtos de outros Países, além de Portugal; a criação do Banco do Brasil, iniciando a emissão de papel moeda, mas devido ao déficit dos cofres públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com