AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS: REEMBOLSO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS
Tese: AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS: REEMBOLSO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrotenorio23 • 13/9/2013 • Tese • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 644 Visualizações
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Instituto Superior de Educação - ISE
Credenciado pela Portaria MEC nº. 533 de 22/02/05 – D.O.U. – 23/02/2005.
DANILO BALBINO
JEAN CARLOS WIEDERMANN
AMORTIZAÇÃO
Ivaiporã – PR
2013
DANILO BALBINO
JEAN CARLOS WIEDERMANN
AMORTIZAÇÃO
Trabalho apresentado a UNIVALE (Faculdades Integradas do Vale do Ivai) para a disciplina de Matematica Financeira.
Orientador (a): Professora Fernanda Bagio.
Ivaiporã – PR
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre as amortizações: amortização de empréstimo: reembolso de empréstimos e financiamentos; sistema de amortização de price, sistema de amortização de constante (SAC), sistema de amortização crescente (SACRE) e sistema de amortização americano.
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS: REEMBOLSO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS
Processo de reembolso de um empréstimo e um sistema que demostra os pagamentos sucessivos que um mutuário realiza para devolver ao financiador o principal emprestado adicionado dos juros correspondentes aos saldos devedores em cada período.
Amortização de empréstimo é a parcela do pagamento de cada prestação de reembolso que corresponde a devolução do capital emprestado inicialmente. As somas de todas as amortização pagas deve corresponder ao principal inicialmente emprestado pela instituição financeira ao mutuário.
O pagamento do reembolso pode ser feito principalmente através de carnês, folha de cheque, boletos, débito em conta bancária e com desconto em folha de pagamento. Ao contrair um empréstimo o mutuário tem que arcar com os acréscimos dos juros que serão aplicados junto ao valor principal, esses juros são tem influência direta de acordo com o tipo de empréstimo solicitado pelo proponente.
Como escolher o Prazo para Reembolso de Empréstimo?
Para cada tipo de empréstimo o reembolso tem um período diferenciado, como o caso do empréstimo pessoal, o mutuário pode pagar através de um boletim (boleto), carnê, cheque ou pagar com débito automático em conta corrente.
O reembolso dos empréstimos em todas as modalidades teram um número específico de parcelas fixas e espalhadas ao longo de vários anos escolhidas pelo devedor, a duração do empréstimo é geralmente estipulado pela instituição financeira entre um mínimo de 06 meses e um máximo de 120 meses (10 anos) e a quantidade das parcelas para reembolso do empréstimo depende da modalidade e da finalidade do empréstimo, exemplo: “crédito automóvel e crédito habitação”.
O reembolso de empréstimo é obrigatório durante o tempo determinado na contração do crédito e o não pagamento poderá trazer uma série de problemas tais como inscrição no SPC e Serasa e/ou no Relatório de Crédito entre outros.
Sistema Price
Sistema Price é colocado a juros compostos capitalizados mensalmente a uma taxa anual, convencionou-se chamar esse sistema de capitalização de Price, e as tábuas financeira, que fornecem taxas anuais de juros e o número de períodos de capitalização em meses, de tabela Price.
No sistema Price, as parcelas são calculadas de maneira que o valor das parcelas é sempre o mesmo. Esse método tem esse nome porque foi Richard Price quem criou uma fórmula matemática para determinar o valor das parcelas de modo que fossem constantes
A Tabela Price usa o regime de juros compostos para calcular o valor das parcelas de um empréstimo e, dessa parcela, qual é a proporção relativa aos pagamentos dos juros e a amortização do valor emprestado.
Tomemos como exemplo um empréstimo de $ 1.000,00 com taxa de juros de 3% ao mês a ser pago em 4 parcelas mensais. Para calcular o valor da parcela, deve-se usar a fórmula de juros compostos combinada com a da progressão geométrica, resultando em:
Ver também: Matemática financeira
,
onde
Valor da parcela
Valor Presente (do inglês Present Value)
Taxa de juros (do inglês Interest Rate)
Número de períodos
No caso do exemplo, o cálculo da é:
Sistema de amortização constante: (SAC)
Entre as inúmeras maneiras que existem para se amortizar o principal, o sistema de amortização constante (SAC) é um dos mais utilizados na prática. Tal sistema consiste em se fazer que todas as parcelas de amortização sejam iguais. Assim, considerando um principal a ser amortizado em “n” parcelas, e supondo pagamento dos juros em todos os períodos. Consiste em um sistema de amortização de uma dívida em prestações periódicas, sucessivas e decrescentes em progressão aritmética, em que o valor da prestação é composto por uma parcela
...