ANALISE DA AGUA
Pesquisas Acadêmicas: ANALISE DA AGUA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleba2013 • 8/9/2013 • 921 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
ANALISE DA AGUA
Sumário
Objetivo------------------------------------------------------------------------pag. 3
Introdução---------------------------------------------------------------------pag. 4
Materiais-----------------------------------------------------------------------pag. 5
Procedimento-----------------------------------------------------------------pag. 6
Resultados e discussões--------------------------------------------------pag. 7
Conclusão---------------------------------------------------------------------pag. 8
Bibliografia--------------------------------------------------------------------pag. 9
Objetivo:
Determinar a dureza, a alcalinidade da água através de experimentos de laboratório.
Introdução
A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água.
Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão.
O método mais comumente empregado na determinação de dureza é o método titrimétrico do EDTA, sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos. A dureza de uma água pode variar de zero a centenas de miligramas por litro, dependendo da fonte e do tratamento aplicado.
O grau de acidificação ou alcalinidade da água é expressado em valores de PH, o que literalmente significa "poder de hidrogênio". Esta escala é baseada inversamente na concentração de íons de hidrogênio na água, quanto mais íons de hidrogênio, mais acida é a água e mais baixo o valor do PH, então, quanto menos íons de hidrogênio mais alcalina será a água e maior será seu valor de PH. A escala de PH varia entre 0(extremamente acida) até 14(extremamente alcalina), com um PH de 7 sua água será neutra.
Materias utilizados:
-Erlenmeyer
-Proveta
- Hidróxido de amônio/Cloreto de amônio
-Preto de eriocromo T
-EDTA
-Agua destilada
-Bureta
Procedimento:
Foram realizados dois experimento, o primeiro com uma amostra de agua, e o segundo com outra amostra de agua diferente do primeiro.
No primeiro mediu-se com uma proveta 50 ml da amostra de agua e assim colocou-se em um erlenmeyer de 125 ml.Com a agua já adicionada, medimos seu PH e foi adicionado três gotas de uma solução básica de cabornato de sódio para que o PH da agua se ajustasse entre 7 e 10, feito isso foi colocado uma porção de preto de eriocromo T, que foi usado como indicador e com isso a solução ficou com uma cor avermelhada e agitou-se o erlenmeyer ate se diluir com a solução.
Em uma bureta foi adicionado a solução EDTA 0,05 mol/L que foi escoando-se gota a gota dentro do erlenmeyer com a solução com agitação constante, foi marcado a quantidade de EDTA 0,05 mol/L que precisou para completar o ponto final da titulação, em que a agua passou de avermelhada para azul.
Esse mesmo experimento foi realizado mais uma vez com a mesma amostra de agua, para que fosse possível observar a variação da quantidade de EDTA 0,05 mol/L que usaria ate completar a titulação.
No segundo experimento, com a outra amostra de agua foi feito o mesmo procedimento.
Resultados e discussões:
Com relação ao experimentos, obtivemos os seguintes dados:
• Amostra de agua 1:
No primeiro experimento foram usados 1,1 ml de EDTA 0,05 mol/L para completar a titulação .
No
...