PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA AS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO DA PAMPULHA: Uma Análise Dos Resultados Obtidos No Período De 2002-2012.
Monografias: PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA AS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO DA PAMPULHA: Uma Análise Dos Resultados Obtidos No Período De 2002-2012.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keniaemaria • 16/5/2014 • 6.679 Palavras (27 Páginas) • 374 Visualizações
PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA AS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO DA PAMPULHA: Uma análise dos Resultados obtidos no Período de 2002-2012.
Monografia apresentada ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos.
Orientadora: Paulina M. Maia-Barbosa
Belo Horizonte
2013
Kênia Cristina Rodrigues
EDUCAÇÃO PARA AS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO DA PAMPULHA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS NO PERÍODO DE 2002-2012.
Monografia apresentada ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos.
Monografia aprovada em ____/____/____ para obtenção do título de Especialista em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos.
______________________________________
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Paulina M. Maia-Barbosa
_____________________________________
Professor Convidado: Prof. Dr. Alberto Schvartzman
Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2013
Dedico este trabalho à minha filha Maria, que nasceu durante
estes meses de curso e, mesmo vindo como surpresa,
é o maior motivo de minha alegria. Obrigada pela paciência de às
vezes esperar para ter um colinho enquanto eu tinha de
ler e desenvolver este trabalho. Amo-te, filha.
AGRADECIMENTOS
Toda lista de agradecimentos eventualmente peca pela ausência de uma ou outra pessoa que teve papel, ainda que pequeno, na conclusão de um trabalho como este. Mesmo assim, arrisco-me a relacionar os nomes de alguns que participaram dessa jornada comigo, ou antes dela forneceram-me os meios para a travessia.
A Deus, por tudo.
Aos meus pais, pela formação que me permitiram ter, com os sacrifícios que só eles sabem quais foram.
A minhas irmãs Karen e Klara, que longe ou perto sempre acreditaram em mim.
A minha pequena GRANDE amiga Fá, por me receber de boa sombra em sua vida.
A Joicinha, minha prima. Sem ela eu seria uma pessoa bem menos completa.
À querida professora Paulina. Como professora foi o expoente máximo, abriu-me horizontes, ensinou-me principalmente a pensar.
Aos professores todos do programa de pós-graduação.
Aos sensacionais colegas do programa, de maneira especial a Renatinha e Sofia. As levarei comigo, pra sempre.
A Ianna, tão solícita e humana.
Aos amigos do PROPAM- Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha.
A todos os meus amigos, que não elenquei aqui por não terem participado ativamente deste curso, mas que sabem quão importantes são para mim.
Finalmente a minha filha Maria, que participou do curso de forma intensa, desde a sua concepção. Pra você, todo o meu amor.
Em 1929 Sir Halford Mackinder fez um discurso no Congresso Internacional de Geografia, reunido em Cambridge, defendendo a supremacia da água entre os elementos que nos devem preocupar no estudo de uma região e de sua paisagem. “A Hidrosfera” – chegou a dizer Sir Halford – “deve ser considerada o tema central da Geografia”. Porque nada mais importante no estudo do homem que as suas relações com a água: com a água do mar, com a água dos rios, com a água condensada das nuvens, com a água da chuva ou de degelo, com a água subterrânea, com a água que corre na seiva das plantas ou que circula nas artérias e nas veias dos animais. Por conseguinte o próprio sangue e a própria vida do homem. Quase uma mística da água. (Gilberto Freire, 1937).
RESUMO
Dentre as várias problemáticas ambientais da atualidade, o assunto lixo é sem dúvida um dos mais preocupantes. Nos grandes centros urbanos essa questão é ainda mais séria, pois os impactos do excesso de lixo ultrapassam a questão do espaço insuficiente para acúmulo do mesmo. Além desta preocupação, o depósito de lixo em locais inadequados, e seu descarte nos ambientes aquáticos, tem como consequência a degradação da qualidade ambiental e das águas. Esta monografia apresenta uma análise do “Programa Educação para as Águas do Reservatório da Pampulha”, criado em 2002 e que teve como objetivo a formação de uma rede de mobilização e interação entre grupos representativos da comunidade local para promover a educação ambiental. Muitas foram as tentativas de recuperação desse reservatório, mas, ao longo do tempo, ficou claro que sem o apoio da comunidade, este objetivo não poderia ser atingido. Entre os anos de 2002 a 2012 o programa em questão conseguiu atingir cerca de 80.000 pessoas, na maioria estudantes de escolas públicas.
...