TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS UTILIZANDO STORYBOARDS

Monografias: APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS UTILIZANDO STORYBOARDS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1.1. Objetivos e estrutura do trabalho

Este trabalho tem como objetivo executar o estudo de uma linguagem de programação usando storyboard. No caso, aprender a usar a linguagem pascal. Sua implementação, padrões e normas. Para que a linguagem foi criada. Como usar variáveis lógicas e a usar procedimentos e funções. E com isso, podermos montar um storyboard com informações didáticas e fáceis de aprender.

O Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.

O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. Simultaneamente, a linguagem reflete a liberação pessoal de Wirth das restrições impostas após seu envolvimento com a especificação de Algol.

A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação. É provavelmente uma das linguagens mais bem resolvidas entre as linguagens estruturadas, e certamente um dos exemplos de como uma linguagem especificada por uma pessoa pode ser bem melhor do que uma linguagem especificada por um comitê.

Um dos principais fatores que motivaram o surgimento da linguagem foi a obtenção de uma linguagem simples, capaz de incentivar a edição de programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização das boas técnicas de programação.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – Linguagem de programação

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. ( Frank Sherman,2003).É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.( Artur Bernardes,2005).

Segundo Augusto Souza(1997),o conjunto de palavras , compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.

Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina) ( Zangief,2003).. Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez. (Marcos Souza ,2001).

Linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos (propriedade chamada de portabilidade). Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com