ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Casos: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Monalisia • 5/11/2013 • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
Conceito de Contabilidade:
Contabilidade é uma ciência que estuda e interpreta as variações patrimoniais das empresas, analisando a situação econômica e financeira, gerada pelas atividades mediante o registro dos atos e fatos. Com a finalidade de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias sobre a situação do patrimônio e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade.
Objeto da Contabilidade:
O objeto da contabilidade é o Patrimônio de uma Entidade. É composto pelos bens, direitos e obrigações.
Objetivo da Contabilidade:
A contabilidade tem como objetivo analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio. Para que assim os diversos usuários possam tomar conhecimento do estado em que se encontra a Entidade. Com a finalidade de tomar as decisões que consideram necessárias.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A escrituração contábil consiste em registrar todos os fatos administrativos ocorridos que modificam o patrimônio. A contabilidade deve escriturar toda movimentação financeira, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico em correspondência com a documentação respectiva e levantar anualmente o balanço patrimônio e o resultado econômico. Como já foi dito, deve ser feito os lançamentos de tudo aquilo que provoca mudanças na composição do patrimônio da entidade, de acordo com o método das partidas dobradas. A escrituração pode ser feita através dos seguintes livros: Livro Diário e o Livro Razão. No Livro Diário deve ser feita todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, devem ser feitas em ordem cronológica, com clareza e incluindo todas as operações ocorridas que provoquem variações patrimoniais. O livro diário deve ser encadernado e registrado em órgãos competentes, na Junta Comercial ou no Cartório. No Livro Razão deve ser feita a movimentação de contas bancarias, caixa, conta corrente, mercadorias, entre outros. O livro razão tem a função de resumir e totalizar os lançamentos efetuados no Diário, permitindo que saiba o movimento ativo e o passivo de cada conta. Não é necessário o registro ou autenticação desse livro, todavia deve conter termo de abertura e encerramento e deve ser assinado pelo contador e pelo responsável pela empresa.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL- A importância da contabilidade para a empresa e para o Gestor (discorrer sobre a contabilidade como ferramenta da Gestão Empresarial).
Para muitos empresários totalmente despreocupados com a área financeira e econômica, a contabilidade é somente necessária para atender as exigências fiscais, mas existem muito mais motivos para as empresas utilizarem os serviços da contabilidade, pois ela auxilia os empresários na tomada de decisões, planejamento e também no processo de gestão, pode controlar os gastos da empresa apurando o desempenho financeiro da mesma. A gestão de empresa é um processo complexo e amplo que necessita de orientações e informações, e a contabilidade tem essa função. A contabilidade visa mensurar, analisar, identificar e apurar as informações sobre a situação econômica da empresa. Por isso é importante esse controle, para que não venha haver a falência da empresa, por não ter tido um acompanhamento contábil.
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS- BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO.
As demonstrações contábeis é o ponto principal para a tomada de decisões na empresa e avaliações. É parte em que integra informações financeiras, elas são preparadas e apresentadas anualmente, visando informar aos seus usuários o resultado dos lucros obtidos em todo o decorrer do ano. A Demonstração Contábil inclui o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa, do valor adicionado, incluindo as transcritas no livro diário. Podem incluir, também, divulgações sobre riscos que afetam a entidade. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas nas demonstrações do resultado.
O Balanço Patrimonial contempla os bens, direitos e obrigações de uma empresa, representando a situação estática do patrimônio, sendo a principal ferramenta de analise. Através dele é demonstrada a capacidade ou não de geração de lucro. O Balanço Patrimonial é como um guia da empresa, pois é através dele que se tomam as decisões de investimentos, cortes de despesas, entre outros. Ele pode ser representado de forma gráfica, dividido em: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. O ativo é composto por bens e direitos, o passivo é composto por obrigações e o patrimônio liquido é valor residual da entidade após a dedução de todos os seus passivos. No balanço patrimonial os valores que representam os bens, direitos e obrigações passam para outro exercício, demonstrando ao longo do tempo a situação patrimonial da pessoa jurídica.
A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das demonstrações financeiras exigidas pelos bancos, fornecedores, investidores, entre outros. Tem como objetivo principal, mostrar o resultado final, de forma vertical, os valores apurados dos razonetes, lançamentos contábeis, enfim o resultado total de operações realizadas em um determinado período (doze meses), de forma que possa identificar se a pessoa jurídica esta trazendo lucro ou prejuízo.
A MISSÃO DA EMPRESA
As empresas em si tem a missão de gerar benefícios para o cliente, superar suas expectativas, atender às necessidades deles. Cada empresa tem uma missão dependendo da área que ela trabalha, mas todas tem em comum a visão do bem-estar do cliente, de atrai-lo para si, de forma que ele faça a mesma crescer.
A VISÃO EMPRESARIAL
A visão da empresa é o futuro que ela deseja tomar, onde ela deseja chegar. Como em algumas empresas que desejam estar em primeiro lugar, em melhor qualidade nos produtos, com eficiência no atendimento, buscando assim a fidelidade do cliente.
PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR): ELEMENTOS, FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA.
O processo administrativo é um conjunto de atos administrativos, com o intuito de obter um resultado final. Rege-se por
...