TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 1

Trabalho Escolar: ATIVIDADE 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Os compostos formados pelos elementos dos grupos representativos são geralmente brancos. A cor está associada com a promoção de elétrons de um nível enérgico para outro, ou seja, a absorção ou emissão da diferença de energia entre os dois níveis. O estanho e o chumbo são bem conhecidos e foram usados como metais desde antes dos tempos bíblicos.

Esses elementos diferem dos demais no grupo IV em vários aspectos. Em primeiro lugar o estanho e o chumbo são metais, e seu estado de oxidação é +2. Enquanto os outros óxidos do grupo IV são ácidos, os monóxidos de estanho (SnO) e de chumbo (PbO) são anfóteros, como também o dióxido de estanho (SnO2). O dióxido de chumbo (PbO2), no entanto, é um oxidante poderoso, e suas propriedades ácido-base não são bem conhecidas. Em contraste com a extensa série de hidretos formados pelo carbono, silício e germânio, no caso do estanho e do chumbo, só se conhece o tetra hidreto de estanho (SnH4) e o tetra hidreto de chumbo (PbH4). Enquanto os tetra aletos de carbono, silício e germânio são estáveis, os de estanho são menos estáveis; já os de chumbo, PbF4 e o PbCl4, são bastante instáveis e dissociam-se por aquecimento.

Estanho

O estanho é um mineral relativamente raro e a maior parte das reservas é de baixo teor, o que dificulta ou inviabiliza sua exploração econômica. Contudo, a extração do metal, quando em teores mais elevados, é bastante simples.

As soluções aquosas deste elemento no estado de oxidação +2 são obtidas pela dissolução do metal em ácido. Em conformidade com suas propriedades anfóteras, as soluções de Sn+2 são facilmente hidrolisados:

Sn+2 + H2O SnOH+ + H+ K = 3 x 10-4

O íon estanoso é um ácido moderadamente forte, e também apresenta tendência de formar complexos com ânions. Por exemplo, na presença de íons cloreto, se formam complexos SnCl+, SnCl2, SnCl3 e SnCl4.

O dióxido de estanho, SnO2 dissolve-se em base para formar íon titanatos, Sn (OH)6-2, e em ácidos halogenídricos formando complexos do tipo SnCl6-2. Não há qualquer evidência que Sn+4 ou outro íon monoatômico de carga +4 possa existir sem estar complexado, em solução aquosa

Chumbo

O estado de oxidação mais comum do chumbo é o +2. Em solução aquosa, o íon estanoso, como pode ser visto pela seguinte constante de equilíbrio:

Pb+2 + H2O PbOH+ + H+ K = 2 x 10-8

Quando o Pb é tratado com álcalis, precipita primeiro o Pb(OH)2, que depois se dissolve no excesso no excesso da base, formando Pb(OH)3-3. Da mesma forma que o íon estanoso, o Pb+2 forma complexos com íons haletos. As constantes de equilíbrio para as reações mostram que esses complexos apresentam apenas uma estabilidade moderada. Os haletos de chumbo, PbX2, também são moderadamente insolúveis, porém dissolvem-se na presença de excesso de íons haleto para formar complexos como PbCl3- e PbI3-.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »