ATPS De Química
Casos: ATPS De Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gustavo.naline • 30/9/2013 • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
ALUMÍNIO
INTRODUÇÃO
QUE PRODUTOS PODEM SER OBTIDOS A PARTIR DA BAUXITA
A RECICLAGEM DO ALUMÍNIO E A SUSTENTABILIDADE
QUALIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS INORGANICOS
RELAÇÃO DOS PRODUTOS OBTIDOS A PARTIR DA BAUXITA E SUAS UTILIZAÇÕES NAS INDUSTRIAS
O SULFATO DE ALUMÍNIO
O ALÚMEN DE POTÁSSIO
O ALUMINATO DE SÓDIO
O CLORETO DE ALUMÍNIO
FLUXOGRAMA
O AÇO PODE SER SUBSTITUIDO PELO ALUMÍNIO
O AÇO PODE SER SUBSTITUIDO PELO ALUMÍNIO
O PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ALUMINIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS E EMISSÃO DE CO2
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Os principais produtos obtidos a partir da Bauxita são:
- O Sulfato de Alumínio hidratado Al2(SO4)3XH2O
- O Alúmen de Potássio KAL(SO4)2.12H2O
- O Aluminato de Sódio
- O Cloreto de Alumínio ALCL
O sulfato de Alumínio hidratado:
O sulfato de alumínio hidratado, é o segundo composto de alumínio de maior importância industrial, depois do óxido¹². Atualmente, o sulfato de alumínio substitui, em quase todas as áreas de aplicação, o Alúmen de potássio. Sua maior aplicação é no tratamento de água, onde atua como agente floculante¹². O sulfato de alumínio é usado na indústria de papel e celulose, na indústria têxtil, na fabricação de tecidos à prova d´agua, no curtimento de couro, como suporte de catalisador, na impermeabilização de concreto, como clarificante de óleos e gorduras, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica.
O Alúmen de Potássio:
A produção do alúmen de potássio, o mais antigo composto do alumínio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos últimos anos e os métodos de produção possuem interesse quase exclusivamente histórico. Atualmente a alúmen é produzido somente a partir do hidróxido de alumínio proveniente do processo de Bayer e ainda é utilizado na indústria do couro, como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e com agente de coagulação de látex. A aplicação industrial mais importante do alúmen de potássio hoje é como aditivo na produção de cimento marmoreado e de gesso.
O Aluminato de Sódio:
O Aluminato de Sódio também é usado como agente floculante no tratamento de água potável e água industrial. Apresenta ainda aplicações na indústria têxtil e de papel, e na preparação de catalisadores a base de alumina.
O cloreto de Alumínio Anidro:
O cloreto de alumínio anidro, importante catalisador em relação de Friedel-Crafts, nas industrias químicas e petroquímicas, os cloretos básicos de alumínio usados em desodorantes e anti-transpirantes e também na produção de catalisadores, os carboxilatos de alumínio, usados na preparação de produtos farmacêuticos (anti-sépticos, adstringentes), na manufatura de cosméticos, na impermeabilização de tecidos e como mordentes, e as zeólitas, que larga aplicação em catálise, na indústria petroquímica e na produção de detergentes.
Classificação dos compostos inorgânicos:
Na[Al(OH)4]:- é um oxido.
ALCL3XH2O:- é um acido.
AL2(OH)6-nCln:- é um oxido.
ALCL3:- é um acido.
Al2(SO4)3xH2O:- é um acido.
KAL(SO4)2.12H2O:- é um acido.
Alcóxidos de Alumínio: é um acido fraco.
Carboxilato de Alumínio:- é um acido.
Organometálicos de Alumínio: são bases.
Processo de obtenção do alumínio e reciclagem
Para se obter 40 quilos de alumínio são necessários 200 quilos de bauxita.
A reciclagem de alumínio é a mais favorável para o ambiente. A cada tonelada de metal reciclado, 13,6 toneladas de carbono deixam de ser eliminadas.
96% de economia de energia.
13,6 t de CO2 por 1 t de alumínio: é a economia de emissão de carbono.
1º 97% - Quanto de latinhas de alumínio se recicla no Brasil.
• Produtos de alumínio são ideais para reciclagem porque é muito mais barato reaproveitá-los do que fazer alumínio novo do minério de bauxita, além de preservar a extração da matéria-prima.
• A reciclagem requer menos de 5% da energia usada para fazer alumínio. Reciclando uma lata de alumínio, economizamos energia para manter uma lâmpada de 100 W acesa durante 3 horas e meia ou deixar a televisão ligada
...