ATPS Multimídia
Artigos Científicos: ATPS Multimídia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarauol • 1/6/2014 • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 178 Visualizações
Formatos Tridimensionais
A modelagem em 3D consiste em se definir uma base de dados onde estão disponíveis
as descrições geométricas de cada cena a ser reproduzida em uma animação. Esta base
de dados pode estar armazenada em um metarquivo tridimensional que geralmente usa
algum formato particular do editor tridimensional utilizado para processar a cena. O
autor define esta base de dados através da modelagem 3d em uma ferramenta de
modelagem 3d e salvando o trabalho em metarquivos tridimensionais. As informações
armazenadas nestes arquivos correspondem às descrições geométricas das cenas que
serão reproduzidas posteriormente.
Abaixo segue uma lista dos formatos de metarquivos tridimensionais mais usados:
DFX, padrão tridimensional usado pelo AutoCAD
IGES, padrão tridimensional usado de CAD, independente de fabricante.
3DS, formato binário usado pelo Autodesk 3ds Max ( antigo Audodesk 3D Studio )
VRML, formato usado inicialmente para distribuição de modelos de realidade virtual na
X3D, formato padronizado pela ISO, baseado em XML, como sucessor do VRML.
3DMLW, uma linguagem de marcação usada para embutir elementos gráficos 2D e 3D
U3D, um formato comprimido para dados gráficos tridimensionais, que podem ser
BLEND, formato usado pela ferramenta Blender;
Os formatos VRML, X3D e 3DMLW, por serem baseados em XML são mais fáceis de
serem mantidos e alterados, bastando para isso usar qualquer editor de texto. Isso
facilita a manutenção dos produtos multimídia por não ser necessário ter o editor
tridimensional instalado. Contudo, força o desenvolvedor a aprender a sintaxe e as tags
específicas de cada formato de arquivo.
A descrição de cenas tridimensionais é mais complexa do que a descrição de figuras
bidimensionais. O método mais adequado para representar os objetos tridimensionais
que compõem a cena depende muito da aplicação que se faz. Existem vários métodos de
representação de objetos tridimensionais. Para representação de cenas complexas pode-
se fazer uso de combinação de mais de um método de representação de objetos
tridimensionais.
Internet;
em HTML
embutidos em PDF, padronizado pela ECMA.
As cenas tridimensionais fazem uso de transformações lineares tridimensionais tais
como a translação, rotação, a mudança de escala e o cisalhamento que são usadas
também no caso de imagens vetoriais como foi visto na aula sobre Desenhos.
Editores Tridimensionais
Entre os editores gráficos tridimensionais disponíveis o Blender é uma boa opção
disponível em mais de uma plataforma, gratuíto e com vários recursos para modelagem
3d, incluindo transformações lineares como rotação, translação, mudança de escala
entre outras. Pode ser baixado no site da fundação Blender.
Outros editores gráficos tridimensionais são o 3ds Max,o Maya e o Softimage, todos
distribuídos pela Autodesk e bastante usados para animações, jogos eletrônicos, cinema
e televisão, além de aplicações de desenho industrial e visualização científica.
A Modelagem Tridimensional
Os modelos tridimensionais são baseados em malhas poligonais que são coleções de
polígonos que podem conter os seguintes elementos:
vértices - que são pontos no espaço tridimensional
arestas - que são segmentos de reta que unem vértices
faces - que são polígonos delimitados pelas arestas;
normais - que são direções perpendiculares às faces;
O modelo de malhas poligonais é a forma principal de representação usada nos arquivos
gráficos tridimensionais. Em editores mais simples, o modelo poligonal é a base de
representação dos objetos gráficos. A complexidade de uma cena é medida pela
quantidade de polígonos presentes na cena. Quanto mais complexa for a cena, maior o
tempo de elaboração. O número de polígonos elaborados por segundo e uma medida
usada para avaliar
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