ATPS SUAS
Por: wiscleia • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.521 Palavras (19 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
Pólo: Juazeiro-Ba
Serviço Social – 4ª Serie – Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III
ANA GRÉCIA EVANGELISTA DE SOUZA 439973
CAMILA COSTA OLIVEIRA 426668
DANIELA ALMEIDA FONSECA DE OLVEIRA 409923
SUELEN FERREIRA LACERDA DE SOUZA 410890
SONIA PEREIRA DE SOUZA 414722
WISCLEIA SIQUEIRA DOS SANTOS 406309
ARTIGO CIENTIFICO: AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Juazeiro-Ba 07/11/2014
Introdução
Em um dos trabalhos de sua juventude, Hegel, muito empenhado em compreender a vida em sua plenitude, como uma atividade inseparável, escreveu “Pensar a vida, eis a tarefa”. Este estudo discorre sobre os desafios enfrentados pelos assistentes sociais, no trabalho, nas transformações que a sociedade vem sofrendo. O avanço da globalização atinge o mundo do trabalho e conseqüentemente seus reflexos influenciam o contexto familiar, assim como a sociedade para o Serviço Social. Para que o trabalho se torne eficaz e eficiente, com o objetivo de responder às demandas que lhes são apresentadas e enfrentar os desafios impostos à profissão. O Assistente Social vive seus dias em uma realidade contraditória, tendo limites em suas atuações. Cabe ao Assistente Social saber lidar com o sistema de regras e procedimentos explícitos e regularizados, para então enxergar novas alternativas profissionais. O Assistente Social em campo tem inúmeros limites e obstáculos para um agir comprometido com os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, trazendo possibilidades para uma prática inovadora e diferenciada. O artigo vem revelar o grande desafio hoje, que é o de atualizar a prática, viabilizando a questão social na atualidade, buscando ser solidários com o modo de vida dos que a vivenciam. No entanto desvendar as condições de vida dos indivíduos, grupos e coletividades é decifrar as diversas formas de lutas articuladas pelas classes subalternas. A contribuição dos Assistentes Sociais é para que seja desenvolvida uma diversidade social, e buscando soluções e alternativas de acordo com a realidade de cada grupo social, pesquisando, investigando, criando projetos para emancipação de cada cidadão. A sua poli-Valencia de conhecimentos permite-lhe uma atuação em todos os níveis e culturais e tem a capacidade de se adaptar as múltiplas culturas instaladas na sociedade, trabalhando com grupos ou em comunidades, deve estar atento para não parecer um “estranho” ao que a comunidade vive. O código de ética deu um rumo ético-político e novos horizontes para o exercício profissional, porém é importante haver um esforço da categoria para que este seja cumprido e não se torne abstrato no cotidiano da prática.
Na atualidade o perfil do serviço social deve ser do tipo que elabora programa, assessora, coordena e executa políticas públicas. É nesse contexto profissional que se remete ao assistente social, o peso do fazer pedagógico exigindo dele uma larga experiência de maneira que o mesmo esteja apto a superar limites, obstáculos, sustentando a lente profissional sempre disponível e hábil para gerenciar as múltiplas possibilidades para resolução dos problemas.
A filantropia foi o ponto de partida para o Serviço Social, pois se originou ali, mas através de estudos e de uma necessidade de renovação se tenha adquirido uma nova postura e novos métodos a serem utilizados nos dias atuais. Filantropia é caracteriza pela relação que O individuo tem com outro baseado na amizade na humanidade e no respeito mutuo e beneficência. Esse artigo mostra de que maneira era feito o trabalho do Assistente Social de forma Assistencialista que é uma prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda é feita por meio de doações. Inexiste comprometimento com a elaboração de projetos significativos para tira os necessitados da condição de carentes. Analisamos algumas áreas de atuação que o Assistente Social pode está inserido, mas escolhemos uma na qual o profissional de serviço social na educação tem um papel importantíssimo e de grande contribuição para o alunado, pois tem uma dimensão técnico-operativa, e dimensão ética educativa social. É um suporte para equipe pedagógica, em como administrar algumas questões que são comuns no dia-dia da escola;
O Serviço Social e seus avanços
Poucas áreas das ciências humanas têm revelado tanta inquietação teórica como o Serviço Social. Ao olhar para o inicio dessa profissão, como foi o seu surgimento com um olhar assistencialista, e seu desenvolvimento como pratica social institucionalizada. Isso implica fundamentalmente a tomada de consciência da inquestionável origem do Serviço Social no âmago do projeto político da burguesia capitalista emergente, tendo sido criado como uma estratégia de intervenção amortecedora no tecido social, com vistas a evitar um conflito direto com o proletariado.
Este estudo discorre sobre os desafios enfrentados pelos assistentes sociais, no trabalho, nas transformações que a sociedade vem sofrendo. O avanço da globalização atinge o mundo do trabalho e conseqüentemente seus reflexos influenciam o contexto familiar, assim como a sociedade para o Serviço Social. Para que o trabalho se torne eficaz e eficiente, com o objetivo de responder às demandas que lhes são apresentadas e enfrentar os desafios impostos à profissão.
O significado social dessa profissão na sociedade capitalista, situando-a como um dos elementos que participa da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas. Nesse sentido, efetua-se um esforço de compreender a profissão historicamente situada, configurada com um tipo de especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social do trabalho peculiar à sociedade industrial. (Iamamoto, 1991: 71; grifos nossos) do livro A natureza do Serviço Social de Carlos Momtaño.
A profissão Serviço Social no Brasil teve suas primeiras escola de formação profissional a partir de 1936, porem no Brasil surgiu em 1957 onde foi regulamentada Lei nº 8662/93 de sete de junho de 1993 dando cobertura estadual aos profissionais competências e atribuições. Pois desde o inicio aos dias atuais a profissão tem se redefinido consideravelmente em suas inserções na realidade da sociedade Brasileira. Portanto o Profissional Assistente Social deve desenvolver projetos com base no compromisso, democracia junto ao seu código de Ética.
...