ATPS Técnicas De Negociação
Ensaios: ATPS Técnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arianemuhlmann • 2/4/2014 • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 781 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RIO CLARO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Projeto Feito em Casa
Ana Paula Ferreira dos Santos : RA : 8203937384
Larissa Serafim da Costa : RA : 8098927798
Mateus Deyuri Garcia Leal : RA : 8412168690
Renan Schneider : RA : 8754153298
Tuane Renata Miranda : RA : 9902016969
Professor: Walter Cesar Camuri
ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SÉRIE:1ª Série
Rio Claro / SP
2014
Reflexão sobre a Abordagem Sistemica
A negociação é um assunto que está diretamente relacionado com o ser humano desde a antiguidade, em nosso cotidiano mesmo inconscientemente praticamos a arte de negociar.
Para falar de técnicas de negociação é preciso definir o que é uma negociação, apresentaremos alguns conceitos sobre negociações, com o intuito de demonstrar através de estudos bibliográficos a sua importância.
Autores
Conceitos
Richard Shell (1999)
Negociação é um processo de comunicação interativo, que pode ocorrer sempre que queremos algo de alguém, ou quando alguma outra pessoa quiser algo de nós
Lax e James K. Sebenius (1986)
Negociação é um processo potencialmente oportunista de interação pelo qual duas ou mais partes partindo de algum grau de suposto conflito procuram obter mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios.
Junqueira (2003)
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais..
Junqueira (1993) afirma que negociamos a todo o momento, seja com nossa família, com nossos amigos, em nosso trabalho, em todo lugar, pois na realidade a vida é um constante exercício de negociação. O autor acrescenta que a negociação é um processo entre duas partes, que tenham interesses comuns, interesses conflitantes, discussão e possível acordo.
O sucesso numa determinada negociação depende de vários fatores: saber conversar, convencer, ceder e negociar de modo que todas as partes obtenham o que deseja. Numa negociação é importante que ambas as partes ceda chegando a um denominador comum, onde as mesmas saiam ganhando.
Autores
Conceitos
Leigh Thompson (1998)
Negociação é um processo de tomada de decisões em que duas ou mais pessoas tomam decisões sobre alocação de recursos escassos.
Marc Burbridge (2005)
Negociação é um processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambos as partes, ou ainda por qualquer das partes envolvidas .
David Berley (1984)
Negociação é um processo em que Ou mais partes, com interesses comuns e antagônicas se reúnem para confrontar e discutir propostas com o objetivos de alcançarem um acordo.
Na negociação podemos considerar que vários fatores convergem no seu estudo organizacional, que podemos considerar os problemas existentes, as necessidades da empresa, o que esperamos em relação às expectativas e consequentemente o que esperamos quanto a oportunidade de abertura de negócios que interessam a Empresa.
Quando falamos em acordo, implicitamente, podemos dizer que as partes envolvidas no processo precisaram fazer algumas concessões de seus interesses ou pontos de vista para que o acordo seja firmado.
Autores
Conceitos
Mariotini (2010)
Negociação é uma troca deonvencimentos onde uma parte persuade a outra apresentando os beneficios mais relevantes em relação ao ponto de vista definido.
Matos (1989)
Negociação importa em acordo e pressupoe a existencia de afinidades, base comum de interesses que leve as pessoas a conversarem.
Machado Moreira & Flavio A. Monteiro Gomes
Negociação: Discussão, permuta entre as partes através do intercâmbio de informações, compará-las, avaliá-las e chegar a um consenso”
Aqui observa-se a importância do dialogo, do relacionamento e da existência de interesses comuns para que se possa chegar a um acordo. Sem conversação não se pode negociar e esta para ser eficaz, não se improvisa, mas nasce do habito.
Quem nunca conversou ou não se dispõe a conversar ou a ouvir, trocar opiniões e experiências, não tem condições de se sentar a mesa e negociar, pois lhe falta tradição e credibilidade, não existindo confiança.
O que reúne as pessoas a um entendimento são motivos comuns que induzem a convergência de interesses, base das Negociações.
Autores
...