AULA PRÁTICA 14: Reação De Esterificação
Ensaios: AULA PRÁTICA 14: Reação De Esterificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tania25 • 28/4/2014 • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 1.496 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA CURSO: AGRONOMIA
TURMA: 2013.2
DOCENTE: ZILVAM MELO DOS SANTOS
AULA PRÁTICA 14: Reação de Esterificação
DISCENTES: Adriana Pereira da Silva
Daniel Martins de Morais
Jéssica Christie Dantas de Oliveira
Renata Ramayane Torquato de Oliveira
Tânia Falconieris Santos Oliveira
MOSSORÓ
2014
Sumário
1. ASSUNTO 3
2. OBJETIVO 3
2.1 OBJETIVOS GERAIS 3
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
3. INTRODUÇÃO 3
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
5. MATERIAIS E REAGENTES 5
6. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
8. CONCLUSÃO 9
9. REFERÊNCIAS 9
1. ASSUNTO
Reação de Esterificação.
2. OBJETIVO
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Compreender as reações químicas decorrente do processo de esterificação.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceitos básicos de funções orgânicas, cisões homolíticas e heterolíticas, e compreender o mecanismo de reação em um processo de esterificação.
3. INTRODUÇÃO
A esterificação é um processo em que ocorre uma reação química reversível onde um ácido carboxílico reage com um álcool e produz éster. Em temperatura ambiente este processo, é um processo lento, por isso costuma-se usar o catalisador para acelerar o processo.
Esta reação é muito utilizada na indústria alimentícia, pois o éster é um composto que produz odor e sabor industrializado para balas, sorvetes, refrigerantes, etc.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reação, sem ser consumido, durante o processo. Catalisadores têm amplo emprego na indústria, por exemplo, no processo de fabricação de ácidos (como ácido sulfúrico e ácido nítrico), hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reações bioquímicas. Catalisadores sintéticos comerciais são extremamente importantes. Aproximadamente um terço de todo material do produto nacional bruto dos Estados Unidos, por exemplo, envolve um processo catalítico em alguma etapa entre a matéria-prima e os produtos acabados.
Um catalisador diminui a energia de ativação, podendo promover um caminho (mecanismo) molecular diferente para a reação, sem afetar energia livre. Ao contrário do que se possa imaginar, a temperatura não funciona como catalisador, apesar de, o aumento desta acelerar a reação, pois esta propicia um aumento da energia do meio reacional e não uma diminuição da energia de ativação.
Como o próprio nome indica, uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster. Esse tipo de reação ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, formando também água, além do éster. No caso de álcoois primários, o grupo hidroxila (─ OH) do ácido carboxílico se une ao hidrogênio do álcool e forma a água.
Um exemplo desse tipo de reação é a que ocorre entre o álcool propanodiol (glicerina ou glicerol) e o ácido nítrico, com a formação do éster trinitrato de glicerina, mais conhecido como nitroglicerina, muito utilizado como explosivo, principalmente em dinamites.
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.
Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.
Essências ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto de ésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.
Óleos os produtos derivados de ésteres neste estado são muito usados no nosso dia-a-dia. Também na forma de gorduras, estão presentes em nossa alimentação.
Ceras quando álcoois com elevado número de carbonos reagem com ácidos surge uma nova forma de ésteres; as ceras. As mais conhecidas são a cera de abelha e a cera de carnaúba, elas servem para fabricar velas, graxas para sapatos, ceras para pisos, entre outras.
Esse tipo de reação também é muito importante para a indústria alimentícia, pois a maioria dos flavorizantes (compostos produzidos artificialmente que conferem odor e sabor aos alimentos industrializados, como balas, bolos, sorvetes, refrigerantes etc.) é éster.
5. MATERIAIS E REAGENTES
Quadro 1: Materiais utilizados no procedimento experimental.
-
...