Acidos Nucleicos
Trabalho Universitário: Acidos Nucleicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maoco • 21/9/2013 • 7.875 Palavras (32 Páginas) • 1.044 Visualizações
I .Introdução
O trabalho é referente a cadeira de Química Organica-II, tem como tema `` Ácidos Nucleicos `` e nele estão destacados os seguintes subtemas: ácidos nucleicos como biopolimeros, importância dos ácidos nucleicos, estrutura do ARN , conceito e estrutura dos nucleósidos, conceito e estrutura dos nucleótidos, as estruras dos representantes das bases pirimídinicas e purínicas, estrutura do ADN, papel biológico dos ácidos nucleicos, e em fim o grupo ira falar dos alcalóides desenrolando os subtemas seguintes: abundância, papel fisiológico, obtenção e alguns exemplos importantes de alcalóides.
Objectivos
Geral:
Conhecer as estruturas e o papel dos ácidos nucleicos.
Específicos:
Descrever a importância dos ácidos nucleicos para os seres vivos;
Identificar a diferença entre o ARN e ADN ;
Conhecer a abundância ou ocorrência dos alcalóides e o seu papel fisiológico nos organismos;
Apresentar os métodos de obtenção de alguns alcalóides.
1. Ácidos Nucleicos
São macromoléculas presentes em todas as células tanto na forma livre como combinada com proteinas para formar nucleo proteinas. (FELTRE, 2004).
Ácido Nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA. Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucleicos e identificar os seus constituintes.
Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:
Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.
Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
Base nitrogenada - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos:
• Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G);
• Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).
1.1.Importância dos ácidos nucleicos
Segundo MORRISON e BOYD, os ácidos nucleicos são constituídos por nucleótidos e que desempenham papel fundamental na informação genética, no metabolismo intermediário, no armazenamento de energia (ATP) e na constituição de coenzima.
No ADN (A, G, C e T) são responsáveis pelas caracteristicas de cada pessoa, tais como: a cor da pele, dos olhos, cabelos e formato do nariz. Distinguem-se dos monómeros constituintes das outras macromoléculas, pelo facto de eles proprios poderem ainda ser hidrolisados nas suas três (3) constituintes bases azotadas heterocíclica azotada, pentose e ácido fosfórico.
Os ácidos nucléicos (DNA e RNA), são formados por sequências de nucleótidos. Um nucleotido é associação de um composto cíclico com azoto, uma molécula de açúcar e uma molécula de ácido fosfórico.
Composto cíclico com azoto + açúcar
Nucléosido + ácido fosfórico
Nucleótido
Associação de nucleotidos
Ácido nucleico
1.2. Estrutura de ARN
O=P-O-CH2 A
OH O
OH
O=P-O-CH2 C
OH O
OH
O=P-O-CH2
OH G
O
OH
O=P-O-CH2 U
OH O
OH
D- Ribose
Segundo SOLOMONS, 2009, existem três (3) tipos importantes de RNA, cada um com uma função específica. Os três estão formados por moléculas muito menores que os de DNA e conservam uma estrutura de uma cadeia:
a) RNA mensageiro (RNAm) – leva as mensagens genéticas do DNA aos Ribossomas, que são pequenas partículas granulosas que se encontram no citoplasma de uma célula, donde se sintetizam as proteínas. Tem a função de determinar a posição dos aminoácidos nas proteínas através da sequência das suas bases, formando filamentos simples.
b) RNA ribossómico (RNAr) – forma um complexo com proteínas proporcionando o aspecto físico dos ribossomas e tem a função de combinar-se com o mensageiro, para formar os polirribossomas.
c) RNA de Transferência (RNAt) – transporta os aminoácidos aos ribossomas, donde se reunem e forma as protinas.
2. Nucleósidos
A ligação osídica une o carbono um (1) da pentose ao azoto nove (9) da base púrica ou ao azoto um (1) da base pirimídica. E os nomes dos nucleosídios púricos levam o sufixo osina e dos pirimídicos levam o sufixo idina. (McMURRY, 2008)
Nucléosidos do ARN
...