Agua E O Meio Ambiente
Dissertações: Agua E O Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palette • 26/9/2013 • 579 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
Água e Meio Ambiente
Objetivos:
Reconhecer a importância da água potável para a manutenção da saúde ;
Reconhecer a importância do tratamento e abastecimento da água para o consumo ;
Comparar a porção de água existente na Terra, com a porção que pode ser consumida pelos seres humanos ;
Reconhecer a água como recurso natural esgotável e que deve ser preservado ;
Promover a construção de atitudes de respeito ao meio ambiente ;
Reconhecer que o homem que o homem faz parte do ambiente e como os demais seres vivos, interage e depende dele para sobreviver ;
Reconhecer a importância dos parques para a pesquisa e preservação de animais e plantas .
Visita ao CDCC e Bacia Hidrográfica do Córrego do Gregório:
No dia 23 de maio de dois mil e seis, nós saímos meio atrasados porque o ônibus chegou tarde. Fomos diretos ao CDCC/USP, no caminho ficamos conversando e observando a loja, tudo. Quando chegamos ao CDCC, encontramos com a monitora Juliana, que nos deu uma palestra muito legal.
Nós da classe, aprendemos que há 4 afluentes da Bacia Hidrográfica que são os córregos: Biquinha, Simeão, Lazarini e Sorrigoti.
Aprendemos também que perto de um córrego há várias coisas como a mata ciliar que protege o córrego do lixo, e se o homem destrói a mata ciliar para fazer casas, cai o lixo no córrego e daí acontecem às enchentes. Aprendemos também que a Avenida Getulio Vargas é área de transição da zona rural com a zona urbana.
Bom no CDCC aprendemos mais coisas legais e o bom é que a monitora Juliana explicava de um jeito legal e fácil de entender.
Depois entramos no ônibus, sentamos e fomos na “Lagoa Serena”, observamos tudo, vegetação, tudo, no CDCC a Juliana tinha dado um mapa para a gente marcar o lugar que a gente ia, e marcamos eu o Renan (meu amigo), no mapa – Lagoa Serena número 1.
Entramos no ônibus e fomos para a Igreja Santo Antonio que é outro divisor de águas com 840 metros de altura e vimos que se você tem vegetação em grande quantidade a água cai na grama e vai para dentro da terra, agora se você tem bastante concreto, a água cai no concreto e vai para o bueiro, rios, córregos e daí que acontecem as enchentes, marcamos no mapa onde estávamos e entramos no ônibus outra vez.
Lanchamos dentro do ônibus e depois saímos para a área da nascente. Andamos um pouco mais e chegamos, em uma fazenda de nome São José que era para ter 50 metros de mata ciliar que a monitora tinha explicado, mas só tinha 15 metros. Bom na zona rural era para ter 50 metros e mata ciliar e na zona urbana era para ter 30 metros que hoje provavelmente não tem nada.
Como eu estava dizendo na fazenda as meninas foram as primeiras a ver a nascente do córrego Gregório e depois foram os meninos. A Juliana nos falou que era lá que nascia o córrego Gregório e que lá o ar era puro, por isso havia manchas nas árvores.
...