Ameixa, amora ou ameixie
Tese: Ameixa, amora ou ameixie. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapbiscaia • 8/9/2014 • Tese • 207 Palavras (1 Páginas) • 385 Visualizações
Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa.
A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-europeia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso.
É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Têm entre 3–6 cm de largura.
Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes.
Índice [esconder]
1 Espécies
2 Fruto
3 Uso medicinal
4 Valor Alimentício
5 Fontes
Espécies[editar | editar código-fonte]
O subgénero Prunus (Prunus) divide-se em três seções:
Sect. Prunus (Ameixas do Velho Mundo). Folhas no broto enroladas para dentro; 1 a 3 flores juntas; fruto macio, frequentemente ceroso.
P. cerasifera
P. cocomilia
P. consociiflora
P. domestica (espécie da maioria das "ameixas" vendidas como tal)
P. insititia (ameixa-de-damasco)
P. simonii
P. spinosa (abrunho)
Sect. Prunocerasus (Ameixas do Novo Mundo). Folhas no broto dobradas para dentro; 3 a 5 flores juntas; frutos macios, frequentemente cerosos.
P. alleghaniensis
P. americana
P. angustifolia
P. hortulana
P. maritima
P. mexicana
P. nigra
P. orthosepala
...