Anteprojeto De Instalacao De Fabrica De Catraca
Artigo: Anteprojeto De Instalacao De Fabrica De Catraca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos.seemann • 4/12/2014 • 9.364 Palavras (38 Páginas) • 247 Visualizações
Relatório I – Anteprojeto para implantação de uma fábrica de cinta catraca
Florianópolis, Novembro de 2014.
Sumário
1. Introdução 4
1.1. Contexto 4
1.2. Objetivos 5
1.2.1. Objetivos gerais 5
1.2.2. Objetivos específicos 5
1.2.3. Metodologia 5
1.2.4. Etapas 5
1.2.5. Ficha de cadastro da empresa 6
2. Análises das Forças de Porter 6
2.1. Poder de barganha dos clientes 6
2.2. Ameaças de produtos substitutos 7
2.3. Poder de barganha dos fornecedores 7
2.4. Ameaça de novos entrantes 8
2.5. Rivalidade entre concorrentes 8
3. Predefinição do Produto 9
4. Perspectivas 10
5. Estudo de Mercado 11
5.1. Contextualização 11
5.2. Segmento e Nicho de Mercado 13
5.3. Definição do Produto 21
5.4. Competição 22
6. Estudo de Localização 22
6.1. Identificação dos fatores de localização importantes 23
6.2. Desenvolver alternativas de localização 24
6.2.1. Estudo Macroeconômico 24
6.2.2. Estudo Microeconômico 26
6.3. Definição dos fatores determinantes 27
6.4. Método da Pontuação Ponderada 28
7. Estudo de Engenharia e Processo Produtivo 30
7.1. Detalhamento das Operações 32
7.2. Lista dos Principais Equipamentos Necessários às Operações 33
7.4. Necessidade de Recursos Humanos 35
7.5. Estudo do Tamanho e da Área Ocupada 36
7.6. Impacto Ambiental do Empreendimento 38
8. Análises Econômico Financeiras 39
8.1. Investimentos Fixos 39
8.2. Financiamentos 40
8.3. Levantamento dos Custos 40
8.4. Faturamento 43
8.5. Uso de Planilhas e Análise do Retorno de Investimento 44
9. Referencias 45
Introdução
Contexto
A amarração de cargas é praticada todos os dias por milhares de motoristas, sabe que é muito arriscado seguir viagem se a sua carga não estiver bem amarrada, o risco de perdê-la é grande, além de gerar lentidão em suas viagens e insegurança a outros veículos nas estradas. É claro que a amarração mal feita não é o único causador de acidentes nas rodovias, mas as poucas normas técnicas e procedimentos para amarração da carga contribuem para aumentar esses tristes números. É comum vermos muitas cordas em ação, cabos de aço, em alguns casos até correntes de aço e, mais recentemente, o uso de cintas de amarração com catracas. Esse último produto, que entrou no mercado há uma década, ele evita erros graves na amarração como falhas como nós mal feitos e auxilia na praticidade e redução do tempo de amarra da carga.
A cinta com catraca é formada por uma cinta têxtil e uma catraca metálica, que é responsável pela fixação. A cinta têxtil é feita de poliéster, material de fácil manuseio e que não propaga combustão. Ela possui um fator de 5% de alongamento, é o resultado da aplicação de uma tensão específica em um material sem causar alterações nas características físicas originais. Tem-se uma alternativa para operações onde existe abrasão nas cintas, aplicar material de couro, poliéster mais resistente ou poliuretano. Já a catraca é feita a partir de uma lamina de aço que é conformada, cortada e dobrada para ficar com geometria ideal das peças, logo a montagem das chapas conformadas, parafusos e molas é feita a injeção de polímero na área onde o usuário ira fazer o manuseio, na alça e no gatilho. Existe uma variedade de catracas, e dependendo do material ela pode resistir a trações de 250 quilos até 5 toneladas.
A cinta catraca tem como aplicação o mercado de amarrações de cargas, tanto para longas viagens como pequenas viagens, não possui restrições a tamanhos e nem a grandes pesos. Esse é o seu maior mercado, mas possui também a aplicação no esporte, que nos últimos anos vem crescendo muito, a modalidade de slackline. Esse seria um público que requer um maior controle de qualidade, tanto na resistência do material, quanto nos detalhes do produto que ira incrementar na segurança.
De modo geral, as empresas que costumam procurar o produto de uma indústria de fabricação de cintas catracas são: oficinas de caminhões, lojas de acessórios em geral, supermercados e grandes varejistas que compram em grande quantidade. Ganham destaque também, operadores logísticos, que efetuam muitos transportes de cargas e possuem muitos veículos, e precisam de um material que tenha uma longa vida útil e resistente a todos os tipos de cargas.
Tendo em vista as informações levantadas e expostas no texto acima, esse anteprojeto visa analisar a viabilidade técnica, econômica e financeira da implantação de uma indústria de fabricação de catracas, levando em consideração os aspectos do processo produtivo, do tamanho e da localização do empreendimento em questão.
Objetivos
Objetivos gerais
Analisar a viabilidade de implantação de uma empresa fabricante de catracas, para atender a demanda desse produto no Brasil.
Objetivos específicos
Analisar a viabilidade técnica e econômica da implantação de uma empresa que fabrica catracas.
Determinar os principais investimentos a serem feitos na
...