TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Bibliográficas

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

JOANA MARAISA DA SILVA SANTOS RA: 2807894637

ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS

JUAZEIRO-BA 2018

REFERÊNCIAS

JUSTIFICATIVA

CAMPELO, Tereza; NERI, Marcelo Cortês. Programa Bolsa Família uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013. 502 p. 

O presente livro fala sobre os 10 anos do PBF. Após uma década de sua existência, a sociedade brasileira é convidada a refletir sobre a trajetória de consolidação deste que é maior programa de transferência de renda do mundo. Os resultados alcançados pelo PBF no combate à pobreza, em suas diversas dimensões, são hoje evidentes. O acesso a renda, a redução da mortalidade infantil, o rendimento escolar, a melhoria da qualidade dos alimentos consumidos, o alcance da qualificação profissional, a ampliação das oportunidades de emprego, os efeitos macroeconômicos e de diminuição da desigualdade são algumas das dimensões que compõem o rico panorama analisado pelos autores ao longo dos 29 capítulos deste volume.

Este material será muito útil na elaboração do meu trabalho científico.

Os trabalhos aqui reunidos que trazem análises críticas e atentas, somam-se ao esforço efetivo e constante de aperfeiçoamento do programa Bolsa Família e de Construção de novos caminhos e perspectivas para seus beneficiários.

MORAES, Verena Duarte de; MACHADO, Cristiane Vieira. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AS CONDICIONALIDADES DE SAUDE: Desafios da coordenação intergovernamental e intersetorial. Rio de Janeiro, 2017. 129 p.

Nesse artigo, as autoras fazem um breve comentário a respeito do PBF e as condicionalidades de saúde. A existência de condicionalidades no PBF é justificada, nos documentos oficiais, com o propósito de favorecer o acesso a direitos sociais  básicos de saúde e educação para romper com o ciclo intergeracional da pobreza nas famílias beneficiárias. No entanto, o estudo sugere que a exigência e o acompanhamento das contrapartidas relacionadas com ações de saúde per se não são suficientes para o alcance desse propósito.

Os programas de combate à pobreza devem estar conjugados com políticas distributivas e de caráter estrutural, como forma de promover um desenvolvimento mais igualitário. Isso requer o fortalecimento de políticas sociais abrangentes com base na prestação de serviços universais de qualidade, como nas áreas de educação e saúde.

SOUZA, Tatiana de Lima. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DE FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS: Um estudo a partir da realidade de Ceará-Mirim. Natal, 2016. 107 p.

Com esse  estudo, vimos que se faz necessário, melhorar a gestão municipal do PBF em âmbito nacional, capacitar todos os profissionais que trabalham diretamente com os beneficiários do programa e qualificar o acesso das famílias as instancias de Controle Social.

A autora finaliza dizendo que, a realidade de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e o acesso delas aos serviços de saúde, educação e assistência social, bem como todas mulheres participantes, dizem respeito à população de duas comunidades inseridas em um dos diversos bairros existentes em Ceará-Mirim, ou seja, não é possível afirmar que essa situação perpassa todos os bairros da cidade, mas quem poderá ver a subsidiar outras reflexões sobre o estado atual do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com