Aproveitamento Do Lixo Organico
Monografias: Aproveitamento Do Lixo Organico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maripereirabio • 22/5/2014 • 878 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
Universidade Federal de Alfenas.
UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063
Aproveitamento do lixo orgânico
Ciencias Biologicas
1°periodo
Orientadora:Celia Weigert
Alfenas,Minas Gerais
2013
SUMARIO
Introdução ..............................................................................4
Justificativa ................................................................................4
Objetivo Geral ............................................................................4
Metodologia ...............................................................................5/6
Referencias Bibliograficas ...........................................................6
INTRODUÇÃO
Devido a grande quantidade de lixo organico produzido pelo ser humano,casca de frutas e verduras,restos de comidas,pacotes,garrafas,latas,etc.todo esse material organico por falta de melhor opção para o descarte acaba indo para em lixo comum.este ciclo tem trazidos serios problemas pela maneira como são manejados,poluindo grandes áreas de terra e rios.
A principio todo o lixo organico é enviado juntamente com o não reciclavel para aterros sanitarios ou lixões.Mas existe outra finalidade para esses residuos que é a compostagem.
JUSTIFICATIVA
Pensar globalmente e agir localmente é uma atitude politicamente correta, pois além de ser ética é cidadã. Preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável é o ideal para que os cidadãos possam melhorar a qualidade de vida.
OBJETIVO GERAL
Promover ações que possibilitem a reflexão quanto à preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável como caminhos para melhorar a qualidade de vida do planeta.
METODOLOGIA
Compostagem:Aproveitamento do lixo orgânico.
O gerenciamento correto dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios ambientais da atualidade. A Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – divulgou o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil referente ao ano de 2010. O estudo revelou que a produção de lixo no país cresceu seis vezes mais do que a população.
O volume de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos – gerado em 2010 pela população foi de quase 61 milhões de toneladas de lixo (uma média de 378kg por pessoa). Não bastasse esse dado alarmante, também foi constatado que a quantidade de resíduos com destinação inadequada aumentou em relação ao ano anterior em quase dois milhões de toneladas. 23 milhões de toneladas foram encaminhadas a lixões e aterros controlados – que, por não possuírem mecanismos adequados para armazenamento do lixo, acabam contribuindo para a contaminação do solo e da água. E tudo isso, justamente no ano em que foi criada a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para provocar a decomposição de materiais orgânicos, a fim de obter, em pouco tempo, um material estável, rico em nutrientes minerais, isto é, um excelente fertilizante orgânico.
Na natureza, a compostagem acontece naturalmente, sem tempo definido, dependendo de uma série de fatores. Os galhos, folhas, flores, dejetos e restos de animais- por exemplo- ao cair no solo, sofrem ação de elementos presentes no ambiente, como a umidade, a temperatura, o oxigênio e os agentes “decompositores”, dentre
...