Arara
Trabalho Escolar: Arara. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiane • 26/5/2012 • 253 Palavras (2 Páginas) • 724 Visualizações
Os esforços para salvar a arara-azul, pandas, gorilas, tigres e outros animais em extinção não se limitam apenas à conservação de espécies para geração futuras. Um novo estudo realizado pela Rede WWF comprova o impacto dessas iniciativas na redução da pobreza e na melhoria da vida das comunidades afetadas pelos projetos.
A pesquisa, que traz estudos de casos de Nepal, Uganda, Índia, Namíbia, Costa Rica e China, demonstra que o trabalho de conservação de espécies contribui para a erradicação da pobreza e da fome, assim como estimula o desenvolvimento sustentável e justo em áreas rurais desses países.
Os resultados indicam que a conservação e o gerenciamento sustentável de espécies em extinção e seus habitats têm com conseqüência direta uma maior proteção de florestas, rios e áreas marinhas. Com isso, as populações que dependem diretamente de tais recursos têm mais acesso às riquezas que a natureza lhes oferece. Isso não apenas aumenta a renda, mas melhora a saúde e afeta positivamente questões como educação e direitos das mulheres.
De acordo com o estudo, alguns projetos de ecoturismo baseados na observação de espécies selvagens, por exemplo, podem gerar um importante desenvolvimento econômico local. Além disso, o conhecimento sobre hábitos e movimentação de animais em determinada área estimula um planejamento sustentável e um melhor aproveitamento do uso da terra.
Com a abertura em Curitiba (PR) da Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção da Biodiversidade (CBD) nesta segunda-feira (20), a Rede WWF acredita que os governos participantes devem integrar os esforços de conservação de espécies às estratégias de desenvolvimento social.
...