As Diferenças Sociais
Exames: As Diferenças Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elialexandri • 17/5/2014 • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade de mostrar como no nosso mundo tem em todo lugar as diferenças sociais e como existe isso nas pessoas.
A partir dos dados obtidos, será realizado um relatório referente o mundo social.
CAPÍTULO I
CIÊNCIAS SOCIAIS
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia "Geografia humana", História, Lingüística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito, Filosofia e Sociologia.
Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc.
As ciências sociais germinaram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Augusto Comte, seu primeiro professor.
Grupo social é um conjunto de pessoas que compartilham algumas características semelhantes: normas, valores e expectativas, que regular e conscientemente interagem e apresentam algum sentimento de unidade.
O ser humano nasce num grupo social, e ao longo de toda a sua vida deverá interagir com vários outros grupos sociais. O primeiro grupo social que se tem contato é a família, que transmite, a língua, os valores e a cultura da sociedade a que pertence. Com o seu crescimento outros grupos entrarão em sua vida.
O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos. Por isso podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-las como melhor ou pior. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sobrevivência fiscal e social.
Socialização é o processo de aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir própria do grupo, da sociedade ou da civilização em que o individuo vive. Esse processo tem inicio no momento em que nasce continua ao longo da vida e só acaba quando a pessoa morre.
Por exemplo um individuo que vive na zona rural se expressa diferente daquele que habita na zona urbana. O processo de socialização depende extremamente da cultura que temos e dos grupos sociais que pertencemos.
A desigualdade social é o fator que descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Todas sociedades são caracterizadas por algum grau de desigualdade social. As principais desigualdades sociais são: idade, sexo, força, resistência, velocidade, acuidade visual e auditiva, beleza, inteligência, status financeiros entre outro.
CAPÍTULO II
DIFERENÇAS SOCIAIS NO MUNDO ATUAL
A África apesar de ser o continente de maior contrate social, encontra-se nela pessoas de alto poder aquisitivo, sendo que a maioria vive abaixo da linha da pobreza. No decorrer dos anos, essa problemática tem sido o principal foco de atenção em alguns países africanos, decorrente de colonização européia.
Crianças pobres na África
Fonte: http://bocasvadias.blogspot.com.br/2010/01/diferencas-sociais-dentro-da-africa.html
Fonte: http://qualitativo.zip.net/
A desigualdade social é um problema realmente preocupante nos tempos de hoje. Enquanto muito tem uma escola boa, uma alimentação saudável, roupas de marca, faz viagens para o exterior, gastam a toa; outro mal tem para se sustentar, comem o que conseguem comprar com a sobra de seu salário, usam as roupas que tem condição de comprar, e ainda assim não desistem de seus sonhos e objetivos.
Desigualdade é quando dois animais de uma mesma espécie vivem em condições de extrema diferença, quando um é altamente privilegiado e o outro é simplesmente esquecido. Isso é coisa da idade média, naquele tempo sim uns eram mais que outros. Mas vivemos numa sociedade livre, não devemos nos prender a antigos regimes de administração. Estamos á frente disso, somos mais que isso. Somos o futuro. E no futuro a desigualdade deve ser abolida, como a escravidão, pois desigualdade gera escravidão.
Fonte: http://salacristinageo.blogspot.com.br/2012/07/paises-desenvolvidos-subdesenvolvodos-e.html
Fonte: http://img347.imageshack.us/img347/7751/diferencassociaisam2.jpg
PROBLEMAS AMBIENTAIS
O Pajerama foi inspirado na minha vivência do espaço de São Paulo. Onde nossa percepção do espaço natural que está sob a cidade construída é bastante sutil. Não digo nem no que se refere aos espaços verdes e parques que são escassos. Mas carecemos de perceber a geografia da cidade: Os vales, os morros. E também como essa morfologia tem ligação com a nossa ocupação e com a história. Um exemplo são os nomes de lugares como Pacaembu, que vem de “Paca i embó” cuja tradução é “bebedouro de pacas”.
De modo
...