Aspectos Introdutorios
Monografias: Aspectos Introdutorios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasabeber • 6/10/2013 • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
Sumário
1. Introdução -------------------------------------------------------------------------------------------4
2 .Conceito, objeto e objetivo da contabilidade -----------------------------------------------5
2.1 Escriturações Contábeis ----------------------------------------------------------------------.5
2.2 Demonstrações Contábeis --------------------------------------------------------------------5
2.3 Balanço Patrimonial -----------------------------------------------------------------------------6
2.4 Demonstrações do Resultado do Exercício -----------------------------------------------5
3. A contabilidade na gestão empresarial e a importância da contabilidade para empresas e para o gestor ---------------------------------------------------------------------------6
3.1 A missão da empresa e a visão empresarial ----------------------------------------------6
3.2 Processos administrativos (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar): elementos,
funcionamento e importância ------------------------------------------------------------------------7
3.3 Ambiente das organizações --------------------------------------------------------------------7
4. Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade ------7
5. Principais operações matemáticas presente nos cálculos contábeis ------------------8
6. Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------------9
7. Referências -----------------------------------------------------------------------------------------10
8. Apêndices -------------------------------------------------------------------------------------------11
1. INTRODUÇÃO
Desde tempos remotos, o homem já exprimia a necessidade de controlar os bens e produções, isso podendo ser detectado através de registros encontrados. E com o passar do tempo, a contabilidade desenvolveu-se associada à evolução da humanidade que tem necessidade de mensurar, registrar e controlar as aquisições.
Entretanto serão discorrido para fixação do conteúdo, tópicos que compõem a contabilidade, e que é de muito valia para entender o conceito da contabilidade, entre eles a matemática, fundamentos da administração e introdução ao direito público e privado que estão totalmente ligados.
2. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.
“(apud PADOVEZE, 2000, P.49) A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Em resumo a contabilidade é um sistema de informação, que tem importância gerencial dentro de uma gestão e tem como finalidade o controle do patrimônio, e assim, o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade, e o controle desse patrimônio e resultados alcançados por estas informações é o objetivo.
2.1 Escrituração Contábil
É o registro dos fatos contábeis de acordo com as observância os princípios e normas contábeis, é feito a coleta pormenorizada em todos os setores da organização e é lançada em relatórios.
2.2 Demonstrações Contábeis
É a estruturação de informações levantadas e que retrata a posição patrimonial da empresa ou entidade, que pode indicar com precisão a situação e influenciar o futuro da entidade.
2.3 Balanço Patrimonial.
O Balanço patrimonial é a demonstração contábil que sintetiza o patrimônio da empresa tanto em quantidade, quanto a natureza dos elementos do patrimônio, fornecendo realidade à empresa ou instituição.
2.4 Demonstrações do Resultado do Exercício
É a dinâmica que destaca o resultado líquido em um exercício, por meio da comparação das custos, receitas e resultados, ela faculta a exposição de todo movimento em dado momento.
3. A contabilidade na gestão empresarial e a importância da contabilidade para empresas e para o gestor
Através da contabilidade a empresa consegue administrar o patrimônio que tem, através das informações transmitidas pela contabilidade, podem-se tomar decisões com propriedade, com o tempo e com a própria evolução ela tem tomado forma gerencial, o que agiliza a vida do gestor no cotidiano e facilita a tomada de decisões, muitas vezes, amenizando situações e outras evitando que a empresa saia do mercado, o interessante é que a contabilidade é grande aliada para a empresa se fixar no mercado, que cada vez tem sido mais exigente.
3.1 A missão da empresa e a visão empresarial
A missão da empresa traduz o motivo pela qual ela foi criada, exatamente o que vai fazer ou pra quem fazer, não deixando de preocupar com a qualificação dos funcionários para cumprir o que foi proposto e assim, criar condições favoráveis para ganhar e satisfazer o apelo mercadológico.
"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”
Philip Kotler
E para isso, é importante ter visão empresarial, onde o gestor consegue acompanhar as tendências e assim visualizar o futuro da empresa.
De acordo com CARVALHO et. al. (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrela" à missão, aos objetivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objetivos e
...