TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física na adolescência

Resenha: Atividade física na adolescência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade física na adolescência

O hábito de se exercitar deve começar desde cedo, mas com as devidas precauções

24/03/2014 - Autor: Fabiana Pedroso |

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna. Mochila pesada, horas sentados na sala de aula, muita TV, computador e videogame. Com mais um agravante: a falta de atividade física. Isso tudo pode provocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.

Não podemos nos esquecer dos índices de saúde e qualidade de vida que estão sendo afetados negativamente. Segundo números do IBGE, o sobrepeso vem aumentando ano a ano e hoje atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos.

Os números também evidenciam a causa do crescimento de vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros. Além desses sintomas fisiológicos, existem alterações comportamentais porque a cobrança pela estética feita pela sociedade começa desde cedo e as crianças que não se encontram dentro dos "padrões" sofrem com algum tipo de preconceito ou até mesmo exclusão do grupo que frequenta.

Por anteceder a fase adulta, é importante criar um hábito ainda maior de exercícios. Pesquisas comprovam que os adultos sedentários, na maior parte das vezes são assim, porque na adolescência já não tinham o costume de se exercitar.

Durante a adolescência, um período complicado, cheio de dúvidas, altos e baixos, onde a preocupação com a aparência triplica, a atividade física além de todos os benefícios oferecidos em qualquer fase, proporciona também um estímulo à socialização, à inclusão, aumenta a auto-estima, o bom-humor, a disciplina, estimula a busca por objetivos, elimina a preguiça, exercita a independência, o relacionamento em grupo, entre outros.

A adolescência é um momento de mudanças no corpo, pois há uma grande concentração de hormônios, e as atividades físicas ajudam a enfrentar de um jeito mais agradável estes efeitos psicossociais, e ao gastar mais energia, o corpo e o psicológico tendem a ficar mais equilibrados. Também é durante a adolescência que o apetite aumenta, é muito comum ouvir comentários de que eles comem demais, principalmente os garotos, por isso é fundamental manter uma atividade física regular, para evitar a obesidade. Outro ponto a ser comentado, é a ajuda que o esporte oferece, para que os jovens se afastem de possíveis vícios, como o álcool e drogas.

A Prática adequada de atividade física auxilia os jovens a:

desenvolver tecidos musculoesqueléticos saudáveis (ossos, músculos e articulações);

desenvolver um sistema cardiovascular saudável (ou seja, o coração e os pulmões);

desenvolver a consciência neuromuscular (coordenação e controle dos movimentos);

manter um peso corporal saudável.

Tem crescido de forma considerável o número de adolescentes presente na salas de musculação. A musculação para pré-adolescentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com