Ativo não Circulante: Investimento
Artigos Científicos: Ativo não Circulante: Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jxavier • 4/3/2014 • 221 Palavras (1 Páginas) • 609 Visualizações
1- Quais os itens que compõem o grupo de contas Investimento?
De acordo com Gonçalves e Baptista no livro Contabilidade Geral: “Nesse subgrupo classificam-se as participações permanentes em outras sociedades, os chamados bens de renda (por exemplo: imóveis para aluguel) ou, ainda, todo e qualquer bem que não se destine à manutenção da atividade da empresa, ou de fonte produtoras dos rendimentos (exemplo: terrenos para expansão, obras de arte, etc.)”.
2- Qual a diferença do ativo circulante e ou realizavel a longo prazo?
De acordo com o Portal da Contabilidade: “O ativo circulante abrange valores realizaveis no exercício social subsequente. O realizavel a longo prazo possui a sua realização certa ou provavel após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço”.
3- A conta Investimentos representa um bem, um direito ou uma obrigação para a entidade?
A conta Investimento é considerada um bem e um direito, visto que, nessa conta, classificam-se a participação da empresa em outras entidades, onde terá o direito de participar de forma ativa e um bem investido em obras de arte, terrenos entre outros.
4- É correto classificar a aquisição de suas próprias ações e ou quotas neste grupo de contas?
Não, pois as mesmas devem ser classificadas no Patrimônio Líquido e não em investimentos no ativo não circulante.
...