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Por:   •  28/3/2015  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

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Desafio do xadrez - atps

By MariaLuizaC | Studymode.com

1. Introdução

Com o desafio proposto pela ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) é necessário pesquisar, analisar para aprender as regras do jogo de Xadrez para poder ter o conhecimento de como é o funcionamento do jogo para desenvolver uma expressão regular do movimento da peça cavalo no tabuleiro baseando-se em Linguagens Formais e Autômatos.

É preciso ter muita atenção e concentração para a tomada de decisão para a movimentação de qualquer peça no tabuleiro.

Sumario

1. Introdução 3

2. DESAFIO DO XADREZ 6

2.1. Pesquisa das regras do Xadrez 6

2.2. Notação Algébrica

2.3. Expressão Regular 6

7

2.4. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 7

3.1 RECONHECIMENTO DA ENTRADA

4. Referência bibliográfica 11

13

4.1.Sites 13

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Tabuleiro do Xadrez 7

Figura 1.2 - Tabuleiro com o movimento do Passeio do Cavalo7

Figura 2.1 - Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Rei 9

Figura 2.2 - Tabuleiro do Xadrez com o movimento da Rainha 10

Figura 2.3 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento da Torre 10

Figura 2.4 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Bispo 10

Figura 2.5 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Cavalo 11

Figura 2.6 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Peão 11

Figura 3 – Autômato finito não determinístico (AFN) 11

Figura 4 – Autômato finito determinístico (AFD) 12

2. DESAFIO XADREZ

2.1. Pesquisa das regras do Xadrez.

O jogo de Xadrez é um ótimo exercício mental, pois usa muito o raciocínio lógico, com regras universais, entretanto em qualquer lugar do mundo que se jogar esse jogo terão as mesmas regras.

Conforme pesquisa feita as características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo, precisa ter concentraçãopara analisar em volta da peça que vai movimentar e nas possibilidades que podem acontecer, conforme a decisão tomada e a peça movimentada, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso. Teoria essa suportada por um grande número de estatísticas, embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem, depende do movimento que é feito.

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.

2.2 Notação Algébrica

Cada casa do tabuleiro recebe um endereço que é formado pela letra de sua coluna e o numero de sua linha.

As oitos linhas do tabuleiro são numeradas de 1 á 8, das brancas para as pretas.

As oitos colunas recebem letras minúsculas que vão de a á h, da esquerda para a direita em relação àposição das brancas.

Fig. 1 - Tabuleiro do Xadrez

As peças recebem letras maiúsculas:

Rei = R;

Dama = D;

Torre = T;

Bispo = B;

Cavalo = C;

Peão = A inicial P não é utilizada. A notação do peão é caracterizada pela ausência da letra P, já que os peões podem avançar apenas para frente.

2.3. Expressão Regular

ER= (C*(l+k+k)* (l+l+k)*)

Fig. 1.2 - Tabuleiro com o movimento do Passeio do Cavalo

Gramática Regular

G=({C}, {k}, {(k) (l)}, {S})

C= é o cavalo;

k= são as colunas que são representadas delas as letras a|b|c|d|e|f|g|h;

l= são as linhas que são representadas por números de 1|2|3|4|5|6|7|8;

S= é a produção inicial.

2.4 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

O Passeio do Cavalo

O Passeio do Cavalo em um tabuleiro de xadrez (ou qualquer outro tabuleiro) consiste de uma seqüência de movimentos feitos pela peça de xadrez correspondente ao cavalo, de tal maneira

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