Atps De Produçao
Monografias: Atps De Produçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandaArend • 19/3/2015 • 349 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Introdução
A administração da Produção e Operações tem por objetivo a gestão eficaz das atividades desenvolvidas por uma empresa, contribuindo na atuação dos diretores, gerentes, supervisores e qualquer colaborador da empresa, para que a mesma atenda seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Neste trabalho buscaremos um plano de produção visando a melhoria dos procedimentos de controle e planejamento, permitindo a empresa definir os meios para empregar seus recursos e melhor aproveitar seus rendimentos.
A empresa escolhida atua no ramo da construção civil, atividade com grande necessidade de controle e planejamento. Implantar ferramentas que contribuam para otimização das atividades de produção e tomada de decisões é essencial para empregar resultados e atingir potencial competitivo.
Sistema de produção
O sistema de produção é adotado pela empresa para que possibilite a realização de suas operações de maneira eficiente e eficaz. Todas as etapas do processo produtivo, desde o recebimento de matéria prima até o produto acabado, carecem de uma inter-relação, assim o sistema de produção deve atender a esta interdependência da melhor maneira, embasado na atuação de todas as áreas da empresa.
Para padronizar o sistema de produção é preciso classificar o sistema produtivo, essa classificação tem por objetivo o entendimento das características de cada sistema facilitando o planejamento e controle do mesmo. Os sistemas produtivos podem se classificados:
1. Pelo grau de padronização dos produtos:
1.1. Produtos padronizados: Produzidos em grande escala, facilmente a disposição no mercado, apresentam alto grau de uniformidade;
1.2. Produtos sob medida: Sob encomenda, customizados para um cliente especifico, não são produzidos para estoque e os lotes são unitários.
2. Pelo tipo de processo que sofrem os produtos:
2.1. Processos contínuos: São empregados quando existe uma alta uniformidade na produção e demanda, produtos automatizados. Ex.: Energia elétrica, produtos químicos, petróleo e derivados, etc.;
2.2. Processos discretos: Produtos que podem ser isolados em lotes ou unidades, particularizando-os uns dos outros. Ex.: Carros, pisos cerâmicos, computadores, etc.
3. Pela natureza do produto: Quando o produto fabricado é algo tangível (pode ser tocado e visto) diz-se que o sistema de produção é uma manufatura de bens. Se o produto gerado é intangível (pode apenas ser sentido) diz-se que o sistema de produção é um prestador de serviços.
...