TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletrica

Artigo: Atps Eletrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Resumo Fundamentos da Eletrostática:

Antes de definirmos o que é uma corrente elétrica, é importante que expliquemos o que é um condutor.

Condutor é todo o material que permite a passagem dos elétrons, sendo os metais os melhores condutores existentes. Quando o material não permite essa passagem dos elétrons, ele é chamado de isolante, a madeira é um exemplo de condutor isolante.

A corrente elétrica define-se como sendo um movimento ordenado de cargas elétricas através de um condutor elétrico quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Está diferença de potencial é chamada de tensão.

A corrente elétrica está presente o tempo todo ao nosso redor e até em nós mesmos.

Alguns exemplos são:

Na natureza: relâmpago.

No corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro.

Aparelhos e utensílios em casa: ferro de passar roupas, chuveiro, lâmpadas...

É dividida em dois termos: corrente elétrica real, que consiste no sentido dos movimentos dos elétrons e corrente elétrica convencional que consiste no movimento de cargas positivas.

Existem dois tipos de corrente elétrica:

• Corrente contínua: gerada por pilhas e baterias.

• Corrente alternada: gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica (a qual chega até nossas casas).

As unidades básicas são representadas por:

A - Ampére (unidade de corrente)

V - Volt (unidade de tensão)

W - Watt(unidade de potência)

Ohm - Ohm(unidade de resistência)

H - Henry(unidade de indutância)

F - Farad(unidade de capacitância)

Hz - Hertz(unidade de frequência)

Quando um pequeno número de elétrons circula por um fio, a corrente elétrica é definida como fraca. Já quando há um grande número de elétrons em movimento, a corrente elétrica é definida como sendo forte.

A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Os conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.

A relação entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).

Para sabermos se uma corrente é fraca ou forte, utilizamos como unidade de medida o ampére, que mede a intensidade da corrente elétrica, ou seja, mede a quantidade de carga elétrica que passa em um ponto de um circuito por unidade de tempo.

Passo 2

De que se constituem as cargas elétricas?

A carga elétrica é um conceito físico que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. Assim, a partir do atrito entre os corpos, ocorre o fenômeno chamado “eletrização”, de modo que todos os corpos possuem a propriedade de se atraírem ou se repelirem. Dessa forma, cargas de mesma natureza (positivo e positivo, negativo e negativo) se repelem, enquanto que as cargas de sinais contrários (positivas e negativas) se atraem.

Isso ocorre pelo fato de que as cargas elétricas são formadas por partículas elementares que constituem os átomos, conhecidas como prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (carga neutra). No Sistema Internacional, a unidade de carga elétrica é o Coulomb (C)

Sobre o que trata a Lei de Coulomb? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.

A Lei de Coulomb foi formulada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII. Ela apresenta conceitos acerca da interação eletrostática entre as partículas eletricamente carregadas: “A força de ação mútua entre dois corpos carregados tem a direção da linha que une os corpos e sua intensidade é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.

Assim, para calcular a força das cargas:

Donde:

F: força (N)

K: constante elétrica: 9.109 Nm2/C2

q1 e q2: cargas elétricas (C)

r: distância da força elétrica (m)

O que é Campo Elétrico? Como ele pode ser gerado?

O campo elétrico designa o local onde as forças elétricas estão concentradas por meio da ação das cargas elétricas puntiformes (corpo eletrizado cujas dimensões e massa são desprezíveis se comparadas às distâncias que o afastam de outros corpos eletrizados).

Dessa forma, o campo elétrico é um tipo força que as cargas elétricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com