Atps Paradigmas
Artigo: Atps Paradigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellzin • 21/3/2015 • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 292 Visualizações
2. Passo
R: São formas de entrar em comunicação com o computador, mais tendo a existência de certos padrões a serem seguidos pra cada tipo de linguagem, levando em consideração a conotação sintática e semântica de cada linguagem.
Sintática: É como a linguagem de programação é montada, estruturada para que seja entendida pelo programa, dividido em três partes, primeiro a forma de sua expressão, a forma de suas instruções e forma de unidades de programas. Em Pascal, por exemplo, um programa é constituído por blocos, um bloco por comandos, um comando por expressões, uma expressão por tokens e assim por diante.
Semântica: É como a linguagem de programação interpretada, como ela é lida, é o significado daquelas três partes que encontramos na conotação sintática, claro só entra em execução se o valor da expressão encontrado no programa for verdadeiro.
2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de Linguagens de programação: Legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.
Legibilidade
Legibilidade é a facilidade de se ler e entender o programa escolhido pelo futuro programador, e ate mesmo a facilidade de se fazer uma manutenção nesse programa e também algumas ferramentas que existem dentro do próprio programa para facilitar o seu uso, como a documentação, comandos de controles, abstração de dados, modularização de programas e vários outros requisitos.
Capacidade de escrita
A capacidade de escrita também ajuda muito, ter as expressões e as representações clara e simples do que pode ser feito, como tipo, um programa para certo tipo de problemas que esta na empresa, escritório e etc.
Confiabilidade
A confiabilidade e um aspecto muito importante na escolha de uma LP, pois é ela que vai garantir a eficácia do programa a ser produzido, claro um programa só é dito confiável quando ele executa de acordo com suas especificações dentro de qualquer circunstância. Tem que ser um programa que o processador verifique os valores atributos aos tipos e se estão de acordo com aquilo que foi definido pelo programador, isso e chamado de tipagem Importante também que possua a verificação de erros, em caso de comportamentos que não seja usual, são aquelas janelinhas de erros, ou atenção que aparecem quando o programa não tem aquele tipo de requisito que o programador precisa, hoje em dia existem programas que já fazem essa verificação em tempo de execução.
Apresente um exemplo de trecho código fácil e difícil de ler, indique de quais linguagens de programação eles se referem. Explique o porquê da diferença.
R: O é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada. O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens.
• Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perde funcionalidade, pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. Os fabricantes de compiladores fornecem uma ampla variedade de rotinas pré-compiladas em bibliotecas.
Exemplo: Tabuada de 0 a 10 programas escritos em linguagem C:
scanf(&num);
for(n = 1; n <= 10; n++){
tab = num * n;
printf(” %d”, tab);
};
Linguagem Assembly usa uma memória técnica para representar cada operação de máquina de baixo nível ou código de operação. Alguns opcodes requerem um ou mais operando, como parte da instrução, e a maioria das montadoras podem levar rótulos e símbolos como operando para representar endereços e constantes, em vez de difícil codificação-los no programa para execução desses códigos de maquina ou de baixo nível a uma necessidade de detalhes muito grande exemplo para você programar maquina vá a padaria seria da seguinte forma coloque um pé na frente do outro depois de 30 passos vire a direita ande mais 3 passos entre na padaria fale bom dia assim sucessivamente.
Exemplo: trecho do mesmo programa escrito em linguagem Assembly
MOV CX,0
IN AX,PORTA
MOV DX,AX
LABEL:
INC CX
MOV AX,DX
MUL CX
OUT AX, PORTA
CMP CX,10
JNE LABEL
Lembre-se que você e sua equipe estão participando de um processo de seleção, portanto todos os detalhes serão avaliados. Desenvolvam e entreguem ao professor responsável pela disciplina o Relatório 1 – Critérios de avaliação das linguagens de programação que deverá conter:
• contextualização sobre o tema estudado no Passo 1 – nesse quesito será
Avaliado o poder de síntese da equipe e também de abordar as questões
Fundamentais e que são realmente importantes,
• as respostas das questões apresentadas no Passo dois.
• deverá ser redigido de acordo com as instruções do item Padronização.
LEGIBILIDADE (Critério mais importante)
Através do exame de um programa escrito por outra pessoa, poder seguir a sua lógica e descobrir a presença de erros.
Fatores mais importantes:
- Simplicidade -> Permite conhecer a linguagem toda;
- Ortogonalidade -> Todas as combinações dos mecanismos primitivos são válidas;
- Comandos de Controle de Qualidade;
- Estrutura de Tipos de dados de Qualidade;
- Sintaxe Racional -> Com palavras reservadas, construções diferentes para mecanismos diferentes;
REDIGIBILIDADE (Capacidade
...