Atps desenvolvimento
Por: mazinhalove • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.996 Palavras (8 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA UNIDERP-EAD
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
Cezar Augusto Silva dos Reis RA: 437546
Etelvina da Luz Ramos RA: 414250
Francisleyne de Arruda Corrêa RA: 434312
Lidiane Lopes de Souza RA: 436762
Marcela Barros RA: 417718
Esta ATPS, é para a avaliação parcial da disciplina de Fundamentos das politicas sociais sobre a supervisão
da tutora presencial Prof. Maria Lourdes de Souza Rolim
Campo Grande-MS
Setembro/2014
INTRUDUÇÃO
Iremos fazer uma breve reflexão a respeito da política dentro com contexto “serviço social”, ver o significado de política e adentrar na questão de políticas sociais. E uma análise do filme escrito pelo autor John Briley e dirigido pelo diretor Richard Attenborough, que tem como título GANDHI, analisar o artigo 6 da Constituição Federal e o trabalho do profissional do assistente social em relação a esses temas.
Política está em geral relacionada com o que diz respeito de doutrinas e objetivos indispensáveis para estabelecer um governo em um estado democráticos representados e
conduzidos ao poder, direta ou indiretamente pelo povo dos quais devem ser estabelecidos as
normas jurídicas, trata-se de forma de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público, político, educacional, ambiental, visando o bem estar da população. Só que infelizmente os políticos fazem pouco à população só buscando o poder, o interesse próprio deles e deixando a desejar uma sociedade que está cansada só de promessas. Eles criam suas próprias leis, regras e normas, onde a sociedade fica excluída esperando pelas políticas atuando na área industrial, institucional, agrícola, educacional e da assistência social lutando para atender os diversos setores de uma sociedade civil.
A respeito da política o grupo destacou alguns pontos que nos ajuda a compreender um pouco mais sobre este tema.
- Política é a ciência de governar um povo, na democracia é representada por cidadãos conduzidos ao poder direta ou indiretamente.
- Politica social: são estratégias para garantir os direitos e dar suporte a população, suprindo s necessidades básicas de sobrevivência, favorecendo aos trabalhadores na luta por uma vida melhor.
- Apresenta-se como uma forma de materializar os direitos da sociedade mediantes lutas e movimentos populares.
- Tem a função de minimizar os resultados que a exploração capitalista impoe sobre a sociedade em geral.
- Politica social juntamente com o controle social são ações que contrencretizam os direitos para a formação de uma sociedade civil com mais igualdade entre todas as faixas da população.
No entanto, existem vários conceitos para se definir o que é política para um profissional de assistente social, durante o desenvolvimento do texto iremos expor alguns desses conceitos, exibindo o processo de transformação e a tragetória desse tema no serviço social brasileiro.
O termo “política” se apresenta como uma ciência de bem governar um povo, constituindo um estado, é representado por cidadãos conduzidos ao poder por escolha direta ou indireta do povo. Atualmente temos muita dificuldade em escolher políticos honestos, pois o discurso sempre é o mesmo, e as propostas cada vez mais enganadoras.
A relação da politica com o serviço social, surge através de processos de modernização conservadora a partir dos anos 1930. A expansão das obrigações no estado para com a sociedade em sintonia com as tendências mundiais pós crise de 1929 envolveu também a arca social e foi assistida pela profissionalização do serviço social.
Assim podemos identificar um grande progresso em prol da sociedade, auxiliando na busca de resultados que visam concretizar os direitos do povo, daí o surgimento de politicas sociais.
As politicas sociais se definem como estratégias para garantir os direitos e dar suporte a população, suprindo as necessidades básicas de sobrevivência, favorecendo os trabalhadores na luta por uma vida melhor; apresenta-se também como uma maneira de materializar os direitos da sociedade mediante lutas e movimentos populares, minimizando os resultados que a exploração capitalista impõe sobre a sociedade em geral.
O ato de se fazer cumprir os direitos e deveres dos cidadãos, ou seja, a cidadania também tem uma ligação muito forte com a política, de acordo com o artigo lido existem duas visões para se obter uma definição de cidadania a primeira se refere a natureza dos sujeitos sem refletir as consequências que a tradição individualista pode causar coletivo a segunda trata dos direitos universais que, para se constituir deveria abranger todas as classes sociais como fundamento central buscando suprir todas as necessidades reais do homem.
Considerando que o caminho para se discutir sobre politica social é pensar a politica como processo da história com momentos que também implicam nas diversas mudanças na realidade.
Para o assistente social a politica surge uma grande ferramenta para se cumprir os direitos dos cidadãos tornando um método organizador de ações sociais para se cumprir a cidadania no Brasil.
Politica é a base mais importante da profissão, pois se não existisse politica provavelmente nem existia o Serviço Social, pois tornando assim um aliado do outro. A politica proporciona grandes ferramentas aos assistentes sociais, seria impossível alguém da área trabalhar sem a politica. Pois a politica tem como seu objetivo visar pela sociedade, fazendo com que tenha boa moradia, saúde, e seu bem estar. Pois é dever do Estado dar apoio e assegurar se que a população tem seus direitos, como a saúde, educação, ao laser e a alimentação.
...