Açude Castanhão
Projeto de pesquisa: Açude Castanhão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nadjamelo • 2/2/2015 • Projeto de pesquisa • 869 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
Intrudução
O estudo da Gestão dos Recursos Hídricos é de suma importância para um gerenciamento adequado dos corpos d’água. Para uma visão mais abrangente desta gestão foi feita uma visita técnica ao açude Castanhão, com grande magnitude vemos como o gerenciamento de tal recurso hídrico é necessário para um uso de forma adequada.
Embora a sociedade humana atual, com a ocupação desordenada dos espaços urbano e rural, não dá devida importância aos recursos hídricos, vale lembrar que todos os seres vivos, indistintamente, dependem da água para viver. A história social tem nos mostrado que em todas as fases da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade, a água é o recurso mais precioso de todos os momentos evolutivos da humanidade. Se considerarmos que cerca e 70% do nosso planeta é composto de água, poderíamos até chamá-lo de planeta água e não de planeta terra. E, ainda, se levarmos em conta que somente 2,5% da água do planeta é doce, por certo deveríamos ter mais respeito e cuidado com a preservação desse valioso bem. Outro dado importante para a compreensão desse tema é que 98% do total de água doce do planeta terra estão na condição de água subterrânea, do que podemos deduzir que é mínima a disponibilidade de água para a população humana.
Com tais dados observamos a necessidade de se haver estudos e leis para proteção dos nossos recursos hídricos para que esses em tão pouca quantidade não venham entrar em escassez.
Açude Castanhão
O Açude Castanhão é um açude brasileiro construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. Ele é, portanto uma represa, tecnicamente falando. A barragem está localizada em Jaguaribara, embora atinja outros municípios.
A obra foi iniciada em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, e concluída em 23 de dezembro de 2002, pelo governador Beni Veras (PSDB), numa parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
A barragem castanhão foi inicialmente pensada pela família Cunha. Principalmente pelo Sr. José Holanda Cunha figura conhecida que comandava a oligarquia da região na época. A família Cunha era dona das terras da fazenda Castanhão (que deu nome ao açude, por cobrir suas terras quase por inteiro) e o povoado conhecido como "Boqueirão do Cunha" onde o açude se encontra atualmente.
Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas. Em substituição à cidade submersa, foi construída a cidade de Nova Jaguaribara.
O açude do Castanhão compreende os limites geográficos de pelo menos quatro municípios cearenses: Jaguaribara (Nova Jaguaribara), Alto Santo, Jaguaretama e Jaguaribe, dadas as suas grandes dimensões.
Representa importante mecanismo de controle das secas e das cheias sazonais que atingem o vale do Jaguaribe, assim como, cresce em importância para o restante do Ceará, enquanto reserva hídrica estratégica para o Estado.
1 – Tomada d’água
2 – Aspectos arqueológicos (Museu do Açude Castanhão) 3 – Área inundada
Suas águas são vocacionadas para o uso na agricultura irrigada,
...