Balança De Correntes
Casos: Balança De Correntes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valcatto • 11/9/2013 • 844 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Objetivo
Encontrar o campo magnético de um imã através da utilização de uma balança de corrente.
Material Utilizado
• Reostato;
• Fonte variável;
• Um peso (cavalete);
• Balança de corrente;
• Projetor;
• Papel milimetrado.
Introdução
A balança de corrente é um dispositivo que permite detectar e medir variações nas forças às quais um condutor é submetido enquanto é percorrido por uma corrente elétrica. Um imã permanente com o formato de ferradura suspenso por um eixo produz um campo magnético em uma espira por onde passa uma corrente I. A interação entre a corrente elétrica I e o campo magnético B (gerado pelo imã) no qual o condutor desta corrente é imerso, resulta numa força F, que neste caso, atua no trecho L do condutor e é dada por |F|= |I x B|.
Essa força que aparece no condutor é capaz de desequilibrar a haste a qual o imã está preso. O momento mecânico gerado por essa força pode ser compensado por um momento oposto resultante de uma massa colocada na haste . Através desse fenômeno podemos obter o campo magnético do imã utilizado.
Figura 1. Balança de Corrente
Procedimentos
Monta-se o circuito conforme a figura abaixo:
Onde:
E: Fonte;
R: Reostato;
A: Amperímetro
Após montado o circuito deve-se deixar a balança de corrente em equilíbrio, neste caso utilizamos uma fonte de luz, na qual era direcionada a um espelho acoplado a balança que refletia a luz em um papel milimetrado, após ser colocado em equilíbrio anotamos no papel milimetrado a posição de equilíbrio da balança, para assim podermos ajustar sua posição ao decorrer do experimento.
Uma vez colocado em equilíbrio e anotado sua posição inicial, deve ligar a fonte afim de que uma corrente passe pela balança. Uma vez feito isso, devemos adicionar o peso em posições diferente e ajustar a corrente para cada posição, afim de que a balança volte a ficar em equilíbrio.
Na figura abaixo temos uma cota x, que é a distância do peso (cavalete), e m indica o cavalete.
Neste experimento o cavalete foi ajustado para dez posições diferentes, e para cada uma das posições a balança foi colocada em equilíbrio a anotados os valores da corrente, sendo possível assim a construção de uma tabela de dados.
Tabela de Dados e Fórmulas
Na tabela abaixo temos os valores da corrente em que a balança permanece em equilíbrio, para cada posição do peso.
Medida Corrente (mA) Distância do peso (mm)
1 60 Sem peso
2 280 10
3 380 20
4 450 30
5 510 40
6 590 50
7 650 60
8 710 70
9 800 80
10 850 90
11 910 100
12 1000 110
Com os dados acima foi construído um gráfico de I x X, onde I é a corrente que passa pelo braço da balança e X é a posição em que o peso foi colocado no braço da balança.
Através da análise do gráfico (Anexo I) conseguimos encontrar o valor do coeficiente angular da reta que nos permitirá encontrar o valor real do braço (L) da balança.
Abaixo temos as seguintes relações:
(1).
Onde:
L: comprimento do braço da balança a partir do eixo de rotação;
l: comprimento do braço a partir da primeira divisão da balança;
s: comprimento do eixo de rotação até a primeira marcação
(2).
Onde:
i: corrente que circula pela balança;
m: massa do cavalete;
B: módulo do campo magnético do imã permanente;
z: comprimento do imã;
L: comprimento do braço da balança;
Sabemos que o coeficiente angular do gráfico equivale a relação , que está contida em (2), assim utilizando deste conhecimento, podemos calcular o valor de s utilizando (2).
(3).
...