Banco De Dados
Artigos Científicos: Banco De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: parfum • 21/10/2013 • 443 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
A Floricultura Le Parfum de Fleur, iniciou suas atividades em 2009, com um quiosque localizado em um movimentado ponto de vendas em São Paulo. A empresa consolidou-se, estabeleceu um novo ponto comercial e atualmente necessita de um sistema para controlar a gestão da empresa. Para tanto, contratou uma prestadora de serviços para desenvolver um sistema que consolide as informações mais relevantes, desde a compra dos produtos comercializados até a entrega de flores.
Atualmente todos os controles são feitos manualmente, em planilhas de Excel. O volume de informação cresceu, tornando a prática inviável. Possuem hoje 500 clientes e com o sistema, pretendem duplicar o número no primeiro ano. São 100 funcionários, fixos e sazonais, e mil produtos em linha atualmente.
Há hoje uma preocupação com a segurança dos dados. Um dos antigos funcionários, ao ser desligado da empresa, deletou os arquivos em Excel, fazendo a floricultura perder o registro de clientes, vendas, produtos em estoque, etc.
Hoje há muita dificuldade para efetuar o controle de estoque. Muitas vezes, as mercadorias acabam e há demora na reposição, fazendo com que ocorra perda de vendas por ruptura. Há também um problema em relação ao preço das mercadorias. Todos os produtos são etiquetados e quando há troca de preços, o retrabalho na etiquetagem consome muito tempo dos funcionários.
Atualmente, não existe um cadastro formal dos clientes da loja. Os contatos são anotados em uma agenda ou em uma planilha de Excel. Porém, não há consistência nas informações. Uma base de clientes facilitaria algumas ações de marketing, como envio de felicitações no aniversário, envio de mala direta promocional em datas comemorativas, envio de ofertas relacionadas aos itens de maior consumo do consumidor, etc.
Alguns clientes têm reclamado na demora da emissão do comprovante de compra, hoje feito manualmente. Após efetuar o pagamento da compra, o cliente ainda precisa esperar o funcionários escrever item a item no papel, o que, dependendo da quantidade de produtos adquirida pelo cliente, acaba demorando muito. Além disso, não há como identificar quantos clientes cada vendedor tem atendido na loja, alguns funcionários parecem trabalhar mais que os outros.
A empresa não tem um controle assertivo de produtos perdidos. É feito um inventário mensal, comparando as notas fiscais de entrada com os controles de saída, mas esse trabalho tem tomado muito tempo dos funcionários e os dados são inconsistentes.
Atualmente ocorrem muitos problemas com as entregas. Os prazos são perdidos, pois os pedidos são anotados em uma agenda. Em alguns casos, o valor passado da taxa de entregue é incorreto, o endereço anotado não é certo, entre outros problemas.
Como os acessos serão feitos de diversos terminais, precisam de um sistema que rode online.
...