TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  30/5/2015  •  Bibliografia  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: CAXIAS-MA

TURMA:

CURSO: SERVIÇO SOCIAL        2º PERÍODO

PROFESSORA EAD: ELINY CRISTINE VAZ GOMES

TUTORA PRESENCIAL: JOEL VIEIRA GASPAR

RELATÓRIO:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRCO-METODLOICOS DE SERIÇO SOCIAL

CAXIAS- MA

SETEMBRO/2013

       

MARILENE RODRIGUES DA SILVA                          RA: 7941698669

NERIZETE DA CONCEIÇÃO SILVA                           RA: 7940707468               RAIMUNDA MARIA MENDES                                    RA: 7512644076                 ROSILDA DE ANDRADE BIBEIRO                             RA: 7753644084

ATPS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRCO-METODLOICOS DE SERIÇO SOCIAL

 Desafio apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp.

CAXIAS- MA

SETEMBRO/2013

SUMÁRIO

1. INDROTUÇÃO        1

2. DESENVOLVIMENTO        2

2.1 SERVIÇOS SOCIAIS NO BRASIL E SUAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL         3

2.2 O MOVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO        4

2.3 INTRODUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL         5

2.4 A REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES DE AJUDA (ASSISTÊNCIA SOCIAL)..........        6

2.5 MOVIMENTOS DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL....................................................................................................................................10

2.6 PROBLEMAS SOCIAIS ENFRENTADOS PELA POPULAÇÃO..................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................14

     REFERÊNCIAS.................................................................................................................15

                                       


1 INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é uma síntese significativa da aprendizagem adquirida na disciplina de Fundamentos teóricos- Metodológicos do Serviço Social I tem como finalidade adquirir conhecimentos sobre a temática Serviço Social no Brasil e suas mudanças na sociedade a partir da Revolução Industrial. O surgimento da profissão no Brasil, da década de 1940, época do Estado Novo de Getúlio Vargas e da implementação das leis trabalhistas.

 O movimento do Serviço Social frente ao fortalecimento do capitalismo. Deu-se com o surgimento do serviço social que está intrinsecamente relacionado com as transformações sociais, econômicas e politicas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com projeto de recristianizarão da igreja católica e a ação de grupos, classes instituições que integraram essas transformações. Essas décadas são marcadas por uma sociedade capitalista industrial e urbana.

Quanto ao movimento reconceituação do Serviço Social se deu a partir do momento em que as pessoas começarão a questionar sobre os seus direitos e deveres de cidadão, deixando com isso de serem alienadas diante da sociedade e do capitalismo. Pois começaram a exigir seus direitos.

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E SUAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Podemos perceber que o filme Tempos Modernos retrata a época da historia e evolução da industrialização, da iniciativa privada ou mais precisamente do momento histórico denominado de Revolução Industrial e suas implicações sobre a sociedade da época, que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.

O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, ele quis passar uma mensagem social. Onde o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, e essa atividade repetitiva faz com que ele tenha um colapso de estresse e age de forma eloquente querendo aperta tudo que ver pela frente como se estivessem vendo em sua frente apenas parafusos. Então ele é mandado para um hospital para se tratar da loucura que tomou conta dele, ao sair do hospital por conta de uma coincidência é confundido como o líder de uma greve Comunista e é preso. Chegando o dia de sair da prisão a sua vontade é ficar lá, mas é liberado pela justiça, assim começa outra luta para sobreviver.

Quando consegue um emprego, mas as consequências do trabalho quase mecânico de outro trabalho aparecem, pois o encarregado solicita que encontre um pedaço de madeira, mas ele acaba pegando um que não deveria e faz com que o navio afunde.

Percebe-se claramente que essa realidade continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores ainda continua a visão de que o empregado é apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade capitalista que explora para alimentar todo conforto e diversão das classes que mais possuem.

A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com