CIENTISTAS QUE CONTRIBUIRAM PARA A FORMAÇÃO DA CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
Artigo: CIENTISTAS QUE CONTRIBUIRAM PARA A FORMAÇÃO DA CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NiPonce • 16/12/2013 • 993 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
DEPARTAMENTO DE
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
Monique Ponce Martins
Pâmela Ponce Martins
Wanderson Soares Moura
NOVEMBRO, 2013
1. INTRODUÇÃO
O organismo tem estruturas específicas para captar os estímulos internos e externos e convertê-los em impulsos nervosos. As ações reflexas são as respostas involuntárias dadas pelo organismo ante um estímulo, seja ele interno ou externo. Os elementos que intervêm esse reflexo são: um receptor sensorial, um nervo sensorial, que leva o impulso até o sistema nervoso central onde é elaborada uma resposta, e um nervo motor, que transmite a ordem a um órgão que executa a resposta (GUYTON, 2006).
Os reflexos designam-se viscerais ou somáticos. Estes envolvem músculo esquelético; aqueles vísceras e estão relacionados ao sistema nervoso autônomo. A aula pratica teve como objetivo estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas e viscerais.
,
2. MATERIAL E MÉTODO
2.1. REFLEXOS SOMÁTICOS
A) Reflexo plantar: esfregou-se a ponta de um objeto (ponta de uma lapiseira) ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial.
B) Reflexo patelar: posicionou-se o colega sentado de forma que os membros inferiores relaxassem livremente e identificou-se o ligamento patelar, percutindo-o com um martelo de borracha. Este procedimento foi realizado com as pernas dispostas em ângulo próximo de 90. Por último, pesquisou-se o reflexo com a pessoa agarrando fortemente os punhos puxando-os em sentidos opostos (manobra de Jendrassik).
C) Reflexo aquileu: posicionou-se o colega com o joelho apoiado sobre uma cadeira de forma que o pé relaxasse livremente. Com o martelo de borracha fez-se uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles.
D) Reflexo tricipital: pediu-se que o colega repousasse o braço sobre uma das mãos do examinador de forma que o antebraço balançasse livremente, formando um ângulo próximo de 90° com o braço. Depois disso, identificou-se o tendão de inserção do músculo tríceps braquial, a 2 cm do cotovelo e percutiu-se o martelo de borracha sobre este tendão.
2.2. REFLEXOS VISCERAIS
A) Reflexo Fotomotor: pediu-se que o colega olhasse para um um ponto iluminado (lâmpada). Depois, os outros alunos do grupo verificaram, no centro da íris, o diâmetro da pupila em cada olho. Pediu-se, então, que o colega cobrisse os olhos com as mãos por cerca de 10 segundos, sem deixar penetrar luz entre os dedos, nem fechar os olhos durante esse intervalo de tempo. E após algum tempo, pediu-se que ele retirasse uma das mãos e, no mesmo instante, observou-se o que aconteceu com o diâmetro da pupila recém-descoberta. Repetiu-se o procedimento nos dois olhos. Os resultados foram observados e comparados.
3. RESULTADOS
3.1. REFLEXOS SOMÁTICOS
Tabela 1. Resposta aos reflexos somáticos
Reflexo Resposta
A. Reflexo plantar Flexão do pé e a flexão plantar dos dedos
B.1. Reflexo Patelar* Perna se projetou para a frente
B.2. R. P. Manobra de Jendrassik Resposta mais intensa do que a B.1
C. Reflexo aquileu Flexão plantar súbita e involuntária
D. Reflexo tricipital Flexão do cotovelo
* Reflexo patelar: Resposta mais efetiva em ângulo maior que 90°.
3.2. REFLEXOS VISCERAIS
Tabela 1. Resposta ao reflexo fotomotor
Reflexo Fotomotor* Resposta
Olhar para o ponto iluminado Pupila se contrai
Mãos sobre os olhos (ausência de luz) Pupila se dilata
* Ocorreu uma constrição ou diminuição do diâmetro da pupila.
4. DISCUSSÃO
4.1. REFLEXOS SOMÁTICOS
A) Reflexo plantar: O reflexo plantar, em resposta a fricção do da planta do pé medialmente,
...