TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSIÇÃO DO NORTE

Tese: COMPOSIÇÃO DO NORTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Tese  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

COMPOSIÇÃO DO ESGOTO

*O esgoto contém basicamente matéria orgânica e mineral, em solução e em suspensão, assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos. O esgoto em decomposição anaeróbica produz gases que, em espaços fechados, como tubulações ou estações, podem estar concentrados a níveis perigosos, exigindo o uso de material especial e equipes de resgate. O gás sulfídrico é o principal responsável pelo cheiro característico do esgoto em decomposição anaeróbica.

*Valores de pH afastados da neutralidade tendem a afetar as taxas de crescimento dos microrganismos e variações do pH influenciam o equilíbrio de compostos químicos. Em relação aos cursos d’água, valores elevados ou baixos podem indicar a presença de efluentes industriais.

*O OD(oxigenio dissolvido) indica o grau de arejamento do esgoto, sendo de essencial importância para os organismos aeróbios (que vivem na presença de oxigênio). Durante a estabilização da matéria orgânica, as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução da sua concentração no meio. Dependendo da magnitude deste fenômeno, podem vir a morrer diversos seres aquáticos, inclusive os peixes. Caso todo o oxigênio seja consumido, têm-se as condições anaeróbias (ausência de oxigênio), com possível geração de maus odores. O OD é vital para os seres aquáticos aeróbios e o principal parâmetro de caracterização dos efeitos da poluição das águas por despejo orgânico, sendo bastante utilizado no controle operacional de estações de tratamento de esgoto e na caracterização dos cursos d’água.

*As formas de nitrogênio de maior interesse são, em ordem decrescente de estado de oxidação: nitrato, nitrito, íon amônio, amônia livre, nitrogênio orgânico e molecular. Participa do crescimento das algas, em excesso, podendo desencadear o processo de eutrofização; à oxidação total da amônia a nitrito e deste a nitrato consome oxigênio(nitrificação); o nitrato quando em excesso na água pode provar doenças e a amônia livre é diretamente tóxica aos peixes.

*Em efluentes domésticos, o fósforo apresenta-se na forma inorgânica(polifosfato e ortofosfato) proveniente de detergentes e outras substâncias químicas domésticas e na forma orgânica (ligada a compostos orgânicos) com origem fisilógica. Outra forma de classificação é em relação aos solidos, sendo fosforo soluvel ( maioria inorganico) e o fosforo particulado ( todo organico).

O fosforo é um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsaveis pela estabilização da materia organica e para o crescimento de algas, podendo, em certas condições, desencadear o processo de eutrofização

*Oleos e graxas, materiais recuperados como substancias soluveis em solvente organico( hexano). Incluem o material extraido de amostras acidificadas. Nos esgostos domesticos, as fontes são oleos e gordura utilizadas na comida. Os compostos de óleos e graxas influem em um sistema de tratamento de esgoto por interferir nos processos biologicos aerobios e anaerobios, diminuindo a eficiência do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com