Cinetica Quimica
Casos: Cinetica Quimica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhasilva123 • 15/12/2013 • 1.855 Palavras (8 Páginas) • 357 Visualizações
A Cinética Química ocupa-se da velocidade das reações químicas e dos fatores externos que a afetam, como a temperatura, concentração e o estado dos reagentes. A velocidade de uma reação dá-se por, como sendo o quociente da variação da molaridade de um dos reagentes (ou produtos) da reação pelo intervalo de tempo em que essa variação ocorre. (velocidade= variação da molaridade/intervalo de tempo). A temperatura influencia na velocidade da reação de maneira proporcional, como regra geral, estabelecida por Van’t Hoff. Dizemos que uma elevação de 10 °C na temperatura duplica a velocidade da reação. Sabendo que a concentração também influencia na velocidade de uma reação química fica fácil constatar que um acréscimo na concentração dos reagentes resultará em um aumento da velocidade proporcionalmente, ou seja, velocidade= K x produto dos reagentes em mol/L, onde K é chamada de constante de velocidade. Uma reação química ocorre em duas etapas, uma mais lenta e outra rápida e não diretamente como aparece escrito na equação correspondente. Cada etapa é denominada reação elementar e ocorre pelo choque direto das moléculas participantes. A soma dessas duas etapas nos leva a equação global. Assim mecanismo de uma reação é o conjunto das reações elementares pelas quais passa uma reação. A temperatura e a concentração dos reagentes contribuem para velocidade de reação assim como os catalisadores, substâncias adicionadas a reação que não são consumidas durante o processo. O Equilíbrio Químico é o ponto quando as velocidades de reação direta e inversa se igualam. Princípio de Le Chatelier: “Uma reação química que é deslocada do equilíbrio por uma mudança de condição (concentração, temperatura, pressão e volume) prosseguirá na busca de um novo estado de equilíbrio na direção que minimizará a mudança nessa condição.”
OBJETIVOS
1. Estabelecer a relação entre velocidade de reação e a concentração dos reagentes.
2. Conhecer os mecanismos pelos quais uma reação passa para se completar.
3. Identificar as diferenças entre catalisador e reagente.
4. Compreender através do princípio de Le Chatelier as mudanças que podem ocorrer no equilíbrio químico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Manual de Laboratório de Química Geral, 2013.2.
2) Kotz & Treichel, Químicas e Reações Químicas, 3ª ed., vol. 1 e 2, Ed. LCT- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1998.
3) Brady, J.E., & Huminston, Quimica Geral, Ed. Livros Técnicos e Cientifícos, 2ª. Ed., Rio de Janeiro- RJ., 1986
METODOLOGIA (PARTE EXPERIMENTAL)
PARTE A - VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
De acordo com a tabela do manual de práticas, 08 tubos de ensaio foram numerados de 01 a 05 onde se deixou o 6° reagente para ser adicionado no início da contagem do tempo. Foi essencial anotar o tempo necessário até que as soluções se tornassem coloridas e a para que a precisão fosse checada a primeira determinação foi repetida nos tubos 1, 2 e 3.
PARTE B - CATÁLISE
Três tubos de ensaio foram preparados e em cada um deles foi adicionado um dos seguintes reagentes (1 mol de cada reagente): 1. NaOH. 2. H2SO4 + KMnO4. 3. H2SO4 + CuSO4. Em cada um dos tubos adicionou-se 2,0 ml de solução de H2O2. Os efeitos causados pela adição da solução foram observados e anotados.
PARTE C – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Uma solução composta pela adição de 15, 0 ml de Fe(NO3)3 e 15,0 ml de KSCN, seguida da diluição com água até o volume de 250 ml, foi preparada pelo professor. Solicitou-se 5,0 ml dessa solução e transferiu-se a mesma para um tubo de ensaio onde foi misturada com 1,0 ml de Fe(NO3)3. Outros 5,0 ml da mesma solução foram adicionados em um segundo tubo de ensaio e acrescentado 1,0 ml de KSCN. Em um terceiro tubo de ensaio foram colocadas 5,0 ml da solução e 5 a 6 gotas de NaOH. Para comparação e controle da cor foram adicionados 5,0 ml de solução em um quarto tubo de ensaio. Comparou-se a intensidade da cor vermelha do íon Fe(SCN)+2 nos três tubos com o conteúdo do quarto tubo que contém a solução original.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
...