TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito Eletrico

Artigo: Circuito Eletrico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 4

Um capacitor é um elemento do circuito elétrico responsável pelo acúmulo de cargas para liberá-la no momento certo.

Um circuito composto de um resistor e de um capacitor e uma força eletromotriz, é denominado circuito RC. Na figura (01.a) a representação esquemática deste tipo de circuito. A figura (01.b) representa o mesmo circuito em termos das diferenças de potencial nos pontos do circuito.

Figura 01.a): representação do circuito RC, apresentando o resistor, o capacitor e a tensão aplicada. Figura 01.b): representação das tensões no circuito.

Há uma diferença de potencial nas extremidades do resistor e também nas extremidades do capacitor. Isto deve-se a queda de tensão gerada por cada um destes dispositivos. Sabe-se que, segundo a lei das malhas de Kirchoff, que a soma das diferenças de potencial para qualquer circuito fechado é nula. Se o circuito for de duas malhas ou mais a soma também é nula, pois cada ramificação em particular é fechada. Isto equivale a dizer que a soma das intensidades das tensões positivas é igual a soma das intensidades das tensões negativas. Matematicamente, podemos escrever:

U1 – U2 – U3 = 0 (1.a)

No circuito, U1 é a tensão da bateria.

A 1ª lei de Ohm diz:

U = i.R (2.a)

Então podemos escrever, para o resistor:

U2 = i.R (3.a)

E para o capacitor:

U3 = q/C (4.a)

Inserindo as duas últimas equações na primeira, obtemos:

U1 – i.R – q/C = 0 (1.b)

Sabemos que a corrente elétrica no circuito é dada por:

Desta forma, podemos reescrever a equação (5) como se segue:

U1 é a força eletromotriz no circuito, que podemos chamar ε. Desta forma, teremos:

Introdução

Filtro passa-baixa é um circuito eletrônico que permite a passagem de baixas freqüências sem dificuldades e reduz a amplitude das freqüências maiores que a freqüência de corte.

Existem muitos tipos diferentes de circuitos de filtros, com diferentes respostas à mudança de freqüência. A resposta em freqüência de um filtro é geralmente representada utilizando um gráfico.

O gráfico de magnitude de um filtro constituído por um circuito RC se assemelha a uma linha horizontal antes da freqüência de corte, e uma linha diagonal após a mesma. Existe também o "cotovelo" no limite entre os dois, que é a transição suave entre as duas regiões de reta.

Figura 1: curva de Bode e diagrama de fase de um filtro passa-baixa.

Os significados de 'baixa' e 'alta', como a freqüência de corte, dependem das características do filtro. (O termo "filtro passa-baixas" se refere meramente ao formato da resposta do filtro. Um filtro passa-alta pode ser construído de modo a cortar as freqüências menores que as de um filtro passa-baixas. São suas respostas que os diferenciam, não a freqüência de corte.) Os circuitos eletrônicos podem ser desenvolvidos para qualquer faixa de freqüência desejada, podem atingir inclusive a faixa das microondas (1000 MHz) ou superior.

O capacitor exibe reatância, e bloqueia os sinais de baixa freqüência, fazendo com que eles passem pela carga. A freqüências mais altas, a reatância reduz e o capacitor conduz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com