Circuitos Elétricos
Dissertações: Circuitos Elétricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoba • 2/6/2013 • 3.500 Palavras (14 Páginas) • 797 Visualizações
RELATÓRIO RESISTORES
Resistor é o componente que possui a propriedade da resistência é representado pela letra R é sua unidade de medida é Ohm.
Resistência é a propriedade do resistor de se opor a passagem da corrente elétrica.
Resistor é um dispositivo elétrico muito usado em eletrônica com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), sua finalidade é obstruir a passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa obstrução damos o nome de ohm.
Para um resistor ser ideal é necessário ter uma resistência elétrica que a tensão ou a corrente elétrica permaneça constante; os resistores podem ser fixos ou variáveis.
Propriedades dos resistores
Oposição á passagem da corrente elétrica;
Tensão sempre em fase com a corrente;
È um bipolo ôhmico
È inversamente proporcional a potência elétrica;
È inversamente proporcional a corrente elétrica;
È diretamente proporcional a tensão.
Tipos de resistores.
São divididos em duas categorias que são:
Fixos e variáveis.
Resistores fixos: São eles: filme de carbono, filme metálico, fio de precisão.
Resistores variáveis (ajustáveis): São os potenciômetros de ajuste manual, ou trimpots que são ajustados na placa, devido a diversas aplicações existem vários modelos.
O valor de resistência do resistor não é o única característica para considerar ao selecionar um resistor para uso em um circuito. A "tolerância" e as avaliações de energia elétrica ao qual o resistor se submeterá também são importantes.
As 1ª e a 2ª bandas indicam os dois primeiros algarismos do valor nominal da resistência, N1 e N2; •a 3ª banda indica o fator multiplicativo do valor nominal da resistência, que pode ser 10-2, 10-1, •a 4ª banda indica a tolerância do valor nominal da resistência, a qual pode tomar valores típicos de 1%, 2%, 5%, 10% e 20%.
Tabela A3.1 Código de cores das resistências normais.
Na Figura A3.1 apresenta-se o exemplo de uma resistência normal cujas bandas apresentam as seguintes cores:
1ª banda: verde (5) 2ª banda: azul (6) 3ª banda: vermelho (2) 4ª banda: dourado (10%)
Estas bandas codificam a informação relativa a uma resistência de 5,6 kW e 5 % de tolerância, portanto com um valor nominal compreendido entre 5,04 kW e 6,16 kW.
LDR
O LDR (Light Depend Resistor) possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.
A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto o feixe de luz estiver incidindo, o LDR oferece uma resistência m baixa. Quando este feixe é cortado, sua resistência aumenta.
Características do LDR
Também chamado de célula fotocondutiva, ou ainda de fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à equação R = C.L.a , onde L é a luminosidade em Lux, C e a são constantes dependentes do processo de fabricação e material utilizado.
Como foi dito anteriormente o LDR tem sua resistência diminuída ao ser iluminado. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência.
Com o LDR pode-se fazer o controle automático de porta, alarme contra ladrão, controle de iluminação em um recinto, contagem industrial, todos estes foto controlados para a operação de um relé.
Conforme aumenta a intensidade de luz incidente no LDR, um número maior de elétrons na estrutura tem também seu nível de energia aumentado, devido à aquisição da energia entregue pelos fótons. O resultado é o aumento de elétrons livres e elétrons fracamente presos ao núcleo.
LDR - Simbologia LDR - Constituição
Resistores controlados por temperatura: PTC ( coeficiente de temperatura positivo) sua resistência a 0º é de 500Ohms e a 500º é de 1500 Ohms. NTC (coeficiente de temperatura negativa) sua resistência é inversamente proporcional a temperatura.
Magnetoresistores: São controlados pelo campo magnético, conforme o campo aumenta sua resistência também aumenta.
Resistores especiais: Existem resistores que são fabricados para uma utilização específica, portanto podem-se encontrar resistores com valores não usuais.
Especificação Técnica: São especificados pelo tipo, potência, tolerância e o valor.
Varistor:
Os varistores VDR (Voltage Dependent Resistor) são componentes eletrônicos utilizados em aparelhos com a finalidade de oferecer proteção contra descargas elétricas de curta duração. O Varistor é um tipo de resistor não linear, fabricado com material semicondutor, cujo valor da resistência é dependente de tensão aplicada.
Os varistores são fabricados a partir de grãos de carbonato de silício sintetizados com um aglutinante de modo que apresentem um corpo cerâmico duro e poroso com a forma de tubos ou discos. O valor da tensão para o qual são fabricados varia, o valor pode variar de 8V a 400V, e em casos especiais a tensão pode chegar a 1.200V.
O tipo de mais conhecido de varistor é o, chamado metal oxide varistor, que consiste em uma
...