Circuitos Eletricos
Trabalho Escolar: Circuitos Eletricos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasdurante • 1/4/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 977 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um circuito série um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série (de conexão em série, que é o mesmo que associação em série ou ligação em série).
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria. Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R , a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em Ampéres (A)); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V)).
No circuito série, a mesma corrente tem que passar através de todos os componentes em série. Um amperímetro colocado em série com quaisquer dos componentes deste circuito irá indicar a mesma corrente.
A resistência final no circuito em série é a soma da resistência de cada resistor conectado.
R_eq=R_1+R_2+⋯+R_n
Um circuito paralelo é um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo).
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria. Na ligação paralela, os terminais positivos das lâmpadas são ligados ao teminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lâmpadas são ligados ao negativo da bateria, diferente da ligação série.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampéres (A)); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V)).
A tensão é a mesma através de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo.
Um voltímetro colocado em paralelo com qualquer componente deste circuito ira indicar a mesma tensão.
A resistência final do circuito em paralelo é dada por:
1/R_eq =1/R_1 +1/R_2 +⋯+1/R_n
CONCLUSÃO
Nesse experimento foi possível observar que ao ligar as lâmpadas em série, as resistências são somadas e a tensão é dividida entre as duas. Já em paralelo, as resistências são divididas e a tensão permanece a mesma para as duas lâmpadas. Assim, na ligação em série é necessário uma tensão maior e uma corrente menor para obter o mesmo brilho das lâmpadas na ligação em paralelo.
...