Ciência
Resenha: Ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marildasilva • 29/3/2014 • Resenha • 348 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Antes de prosseguir na jornada para os mais recônditos lugares da existência, faz-se necessário expor a realidade dos fatos. O conhecimento humano e o modo como ele é construído hoje em dia, suas falhas e indisciplina, e também o que creio que deveria ser feito para realmente haver uma mudança na forma como geramos e aplicamos conhecimento.
A Ciência busca conhecer as coisas através da experimentação. Seja testando teorias empiricamente, seja criando leis pela observação, a Ciência moderna se diz conhecedora última e verdadeira das forças regentes do Cosmos, e que tudo o que estiver fora das leis por ela escritas e administradas, não são verdades comprovadas e, portanto, não podem ser consideradas como parte da realidade.
Em outras palavras, tudo o que não foi testado através da repetição, tudo o que não pode ser reproduzido seguindo fórmulas ou algoritmos precisos, tudo o que não pode ser facilmente observável e dedutível através de raciocínio lógico, são simplesmente efeitos esporádicos ou simples eventos ocorridos ao acaso. Ou talvez loucura do observador. Ou loucura coletiva…
É como se algo pudesse “escapar” das leis da natureza e do universo, gerando fatos aleatórios e inexplicáveis, e que devido à “soberania” do pensamento científico moderno, a própria natureza devesse se curvar. Isso é, obviamente, ridículo, considerando que a Ciência Moderna é uma instituição humana. Criada a partir do pensamento humano, com vistas à organização das idéias e observações humanas, e ao entendimento do funcionamento do Cosmos em toda a sua magnanimidade. Infelizmente, não é o que têm ocorrido.
A Ciência é, antes de tudo, uma interpretação humana das leis da natureza. Como dito acima, se seguisse suas próprias normas e diretivas mais básicas, deveria se curvar perante as leis do universo; perante os eventos que ocorrem na natureza, do macro ao microscópico, do físico ao abstrato. Porém, o que têm acontecido é que fenômenos observados e experimentados por milhares de pessoas desde a mais remota antiguidade “escapam” do que é comumente “aceito” pela Ciência, e, portanto, são simplesmente descartados do que pode ser considerado como real. E eu que achava que a Justiça que era cega…
...