TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência

Dissertações: Ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Nem todos os cientistas tem este compromisso, como por exemplo, Wiliam A. que pintou as patas de ratos para criar uma falsa aparência de enxertos de peles. Conforme o texto, estas violações não são comuns de acontecer, porém os cientistas não se comportam o tempo todo de acordo com suas ideais, por isso acontece estes casos.

Muitas pesquisas, quando obtém um resultado que é contrário ao que querem estabelecer, e contrário aos testes anteriores, eles alegam que o aparelho estava desregulado nesse dia, não repetindo mais este teste, e não mencionado nos resultados de suas pesquisas. Porém há casos em que os cientistas mencionam testes com resultados os quais não estavam esperando.

Não existem acordos sobre as normas da ciência. A ciência busca a verdade, na opinião de alguns cientistas na ciência há alguns valores, como justiça, livre expressão, honra e amor próprio, assim vamos ver a tese do sociólogo Robert Merton.

Critica de Merton

No ponto de vista de Merton, os cientistas são competitivos, as normas vigentes estimulam os avanços da ciência, como por exemplo, a teoria da luz, a origem das espécies, a teoria quântica etc...

Alguns cientistas rompem estas normas, alguns são mais criativos e sensíveis, há também os gênios. Conforme o texto, os cientistas trabalham por salário, para o governo ou para as indústrias, e suas pesquisas são escolhidas pelos seus patrões.

Segundo Merton, não há um consenso entre os cientistas, sobre as normas, talvez isso seja somente um mito, e há alguns cientistas que usam o sugilo em suas pesquisas e resultados, pois temem que outros cientistas possam roubar suas pesquisas e resultados.

O cientista deve respeitar as informações cientificas durante as pesquisas, alguns não usam, pois alegam ter um principio moral. Merton diz que a ciência avança através do conflito entre o ponto de vista e a tradição, como a fé, emoção, interesse, julgamento etc...

O cientista ao longo de sua pesquisa não pode falsificar dados, deve procurar ser justo e imparcial com o trabalho de seus colegas, respeitando sempre a verdade. Concluímos que a ciência busca descobrir a verdade e não fazer o bem.

Para a ciência, se os fatos forem testáveis poderão ser estudados pelos cientistas.

A ciência sempre foi influenciada pelas visões de mundo e ideologias das sociedades em que é estudada, e nunca foi moralmente neutra, um exemplo disso são as ideias de Darwin, que foi influenciado pelos interesses da classe em que vivia. Concluímos que as visões de mundo e ideologias fazem uma pressão sobre a ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com