Ciência e Conceitos Ecológicos
Seminário: Ciência e Conceitos Ecológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luanaasss422 • 1/9/2014 • Seminário • 1.870 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
Ciência e Conceitos Ecológicos
Conceitue e exemplifique os principais fundamentos que dão base ao adequado estudo da Ecologia e Sustentabilidade.
- Comunidade biológica: é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.
- Ecossistema: é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona. Ex.: rios, lagos, florestas.
- Termodinâmica: A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, e o trabalho realizado, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
- Nível trófico: O nível trófico é o nível de nutrição a que pertence um indivíduo ou uma espécie, que indica a passagem de energia entre os seres vivos num ecossistema.
- Cadeia alimentar: A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores e os decompositores.
Energia nos Ecossistemas
Conceitue os principais fundamentos que dão base para adequado estudo da Ecologia e Sustentabilidade.
- Pirâmide de energia: Expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível da cadeia alimentar. Como a energia apresenta um fluxo decrescente, quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida.
- Eficiência ecológica: Eficiência ecológica é a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro,
em uma cadeia alimentar. De modo geral, essa eficiência é, aproximadamente, de apenas
10%, ou seja, cerca de 90% da energia total disponível em um determinado nível trófico não
são transferidos para a seguinte, sendo consumidos na atividade metabólica dos organismos
do próprio nível ou perdidos como restos.
- Produção primária: Em ecologia, chama-se produção primária à produção de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos pelos organismos autotróficos, plantas verdes, algas e algumas bactérias, por isso chamados produtores primários.
- Autotróficos: são aqueles capazes de produzir o seu próprio alimento, sem depender de outro ser vivo para isso. A maioria dos autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. Existem, ainda, alguns seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtém energia para a vida através de reações químicas inorgânicas, sem a presença de luz
- Heterotróficos: São os seres vivos que para conseguir seu alimento precisam consumir um outro ser vivo. Por isso, os heterotróficos são consumidores, pois apenas consomem a energia e a matéria orgânica de outro ser vivo. Todos os animais, algumas bactérias, os protozoários e os fungos são heterotróficos.
Ciclos Biogeoquímicos na Biosfera
Descreva resumidamente os processos dos ciclos biogeoquímicos na biosfera.Se possível associe aspectos teóricos com fatos empíricos relevantes.
- Ciclo da Água:
A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, açudes etc. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, isto é, a água passa do estado líquido para o gasoso.
Quanto maior for a superfície de exposição da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvoresde uma floresta), maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.
Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).
A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençóis freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, açudes, rios etc. é mantido.
A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.
Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.
- Ciclo do Carbono:
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.
...