Ciência política: teoria e método
Tese: Ciência política: teoria e método. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycalorena • 29/1/2015 • Tese • 440 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Cadastre-se! Entre Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Ciências Sociais / Ciencias Sociais
Ciencias Sociais
Trabalho Escolar: Ciencias Sociais
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: 1123454643 27 janeiro 2015
Tags:
Palavras: 353 | Páginas: 2
Visualizações: 34
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS (CCH)
Ciências Sociais – Bacharelado
Ciência Política I
Professor: Geison Maia
Aluno (a): Maria Diana Sampaio Martins de Oliveira
DUVERGER, Maurice. Ciência Política: Teoria e Método. Tradução Heloisa de Castro Lima. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 3ª Edição, 1996.
PERGUNTAS:
01. Qual a definição de Ciência Política para Maurice Duverger, qual seria, por consequência, seu objeto de análise e qual a relação desses pontos com a definição de poder estabelecida pelo referido autor?
02. Pensando a questão da diferenciação entre as áreas do conhecimento, como Duverger estabelece as fronteiras da ciência política em relação às demais áreas de produção do conhecimento das ciências humanas?
RESPOSTAS:
01.
Segundo Maurice Duverger, não é possível definir diretamente o que é ciência política, o que se pode dizer sobre ela, é apenas que é uma pesquisa ainda inexplorada, uma noção, pois além de ser uma ciência nova, em construção, as definições só têm valor em matemática ou em direito por criar seu próprio valor a ser desenvolvido.
Para Duverger (1981, p.9) “Uma precisa definição de ciência política só seria, realmente, possível se a ciência política estivesse perfeitamente conceituada, se tivesse sido explorado inteiramente o seu domínio”.
Por não ser possível definir precisamente a ciência política e sua delimitação dentro das ciências sociais, existe uma discursão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria dos cientistas políticos, segundo Maurice Duverger, é essa visão mais abrangente de que o objeto de estudo da ciência política é o poder.
Segundo autor, antes de qualquer coisa é preciso compreender primeiramente esta noção de "poder", para entender as diversas concepções relativas ao objeto da ciência política. A palavra “poder” designa, ao mesmo tempo, o
...