Classificacao Dos Materiais
Monografias: Classificacao Dos Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JBurlamaqui • 25/11/2013 • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 251 Visualizações
ESTADOS FISICOS DA MATERIA
MATÉRIA, qualquer substancia que ocupa lugar no espaço. Seja ele apresentado no estado sólido, liquido ou gasoso. A Matéria é composta por pequenas partículas, que podem variar em maior ou menor grau. O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar de acordo com a temperatura.
ESTADO SÓLIDO é quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, ou seja, as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Exemplo: cubos de gelo, pedra, bola, etc. Tudo que se pode colocar em um recipiente que não tomará a forma do mesmo.
Fig.1
Já o ESTADO LÍQUIDO, ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersas, ou seja, mais separadas com relação à matéria. Os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante e estes adquirem a forma dos recipientes em que são colocados. Exemplo: Agua. Se a mesma estiver em um copo, irá tomar a forma do copo, em uma jarra, tomará a forma da jarra e assim por diante.
Fig.2
No estado GASOSO, as partículas estão ainda mais afastadas que no estado liquido, ou seja, existe uma grande movimentação das moléculas que estão tão distantes umas das outras que podem ter formas e volumes variados, e assim como o estado Líquido, o estado Gasoso também toma a forma do recipiente em que está. Exemplo: Ar atmosférico, balão de gás, Pneu de carros, etc.
Fig.3
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
CERAMICOS - Compreendem todos os materiais inorgânicos, metálicos ou não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. São Classificados em amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Suas Características são Isolantes térmicos e elétricos; Resistentes a altas temperaturas; Duros, porém quebradiços.
Fig.4
POLIMEROS – Anteriormente eram usados materiais poliméricos em forma natural, porém, hoje em dia, devido ao avanço da tecnologia, existem maneiras de aprimorar o polímero, trabalhando muitos diferentes tipos de produtos, como: plásticos, borrachas e resinas cada vez mais sofisticadas e baratas, graças a engenharia molecular.
Os polímeros se dividem em dois diferentes grandes grupos/classes, com segue abaixo:
Polímeros de adição:
• Polietileno: etileno usado para fabricar baldes, sacos de lixo e de embalagens.
• Polipropileno: o propileno pertence a essa classe e é usado para a fabricação de cadeiras, poltronas, pára-choques de automóveis.
• PVC: cloreto de vinila e estireno são exemplos. Esse material é usado em tubos para encanamentos hidráulicos.
• Isopor: o chamado estireno é um ótimo isolante térmico.
• Orlon: o composto acrinitrilo é um exemplo e é empregado na obtenção da lã sintética, agasalhos, cobertores, tapetes.
• Acrílico: composto transparente muito resistente usado em portas e janelas, lentes de óculos, etc.
• Teflon: o tetrafluoretileno é o revestimento interno de panelas, mais conhecido como teflon.
• Borracha Fria: empregada em pneus, câmaras de ar, objetos de borracha em geral.
Polímeros de condensação:
• Amido: encontrado nos alimentos e usado para fabricar etanol.
• Celulose: usada na fabricação de papel, algodão, explosivos.
Existem também os derivados denominados de copolímeros de condensação:
• Náilon (1,6-diaminoexano /ácido adípico): aplicação em rodas dentadas de engrenagens, peças de máquinas em geral, tecidos, cordas, escovas.
• Terilene ou dracon (etilenoglicol /ácido tereftálico): aplicado em tecidos em geral (tergal).
• Baquelite (aldeído fórmico /fenol): revestimento de móveis (fórmica), material elétrico (tomada e interruptores).
• Poliuretano (poliéster ou poliéter isocianato de p.fenileno): aplicação importante em colchões e travesseiros (poliuretano esponjoso), isolante térmico e acústico, poliuretano rígido das rodas dos carrinhos de supermercados.
Fig.5
METÁLICOS – São elementos com elétrons livres nas camadas superiores, logo, bons condutores de calor e eletricidade. É caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor. São classificados em dois grupos, Ferrosos e Não Ferrosos.
FERROSOS – É quando o elemento FERRO é o maior elemento na liga, ou seja, quando existe mais ferro em uma determinada ligação química. Exemplos: Aços e Ferros Fundidos.
Fig.6 Fig.7
NÃO FERROSOS – É o oposto do Ferroso, que é quando o FERRO não é o maior elemento de uma ligação química. Exemplo: Alumínio, Cobre, Níquel, Zinco, Titânio, etc.
Fig.8 Fig.9
COMPÓSITOS – É a união de dois ou mais materiais, tirando-se somente a melhor parte/caracteristica de cada um, que tem por resultado se tornar um material melhor do que um dos materiais usados na sua composiçao de forma separada. Se constituem de uma fase contínua, chamada matriz e uma fase dispersa, chamada carga. Exemplo: Fibras.
Fig.10
...