Como A Ideologia Pode Influenciar Nas Produções Culturais E Artísticas Da Sociedade?
Por: 2007maris • 14/4/2023 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
1. Como a ideologia pode influenciar nas produções culturais e artísticas da sociedade?
A partir da reprodução de valores, ideais e crenças, não necessariamente generalistas, através dessas produções como forma de moldar o caráter dos indivíduos, a ideologia pode influenciar a escolha temática abordada nas obras culturais e artísticas; tanto quanto a forma como esses temas são apresentados. Exemplificando, obras que abordam temas relacionados à identidade de gênero e à diversidade sexual refletem uma ideologia mais progressista, que valoriza a diversidade e o respeito às diferenças contrapondo obras que reproduzem estereótipos e preconceitos, como o racismo e a homofobia, que refletem uma ideologia mais conservadora e discriminatória. As produções culturais e artísticas, portanto, são importantes ferramentas para a promoção de ideias e valores, principalmente na sociedade contemporânea.
2.Atualmente há uma discussão recorrente acerca do tema Ideologia de Gênero. Nesta presente conjuntura paulatinamente cresce a luta a favor da transcendência da binaridade de gênero e a luta a favor dos direitos LGBTQIAPN+. Como, sabendo disso, a discussão acerca da Ideologia de Gênero afeta, não só a comunidade trans, mas também às populações não pertencentes à ela?
Utilizando a significação utilizada por Karl Marx, o termo ideologia é considerado um conceito pejorativo, falso e ignóbil; e atrelando isso ao conceito de gênero, que vem sendo desconstruído ao longo do desenvolver do tempo age de forma discrimina e invalidatória, além de proceder como uma instituição para suprimir uma voz, uma luta.
Além disso, esse conceito de ideologia de gênero cria um ciclo de desinformação, o que acarreta no desenvolvimento e proliferação, além da institucionalização de preconceitos em um determinado grupo social pouco instruído acerca da desconstrução do conceito de gênero.
3- De acordo com o pensamento de Marx, como a ideologia Burguesa usa as religiões para a alienação da população?
Na obra “Uma Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, onde Marx diz:
“O sofrimento religioso é, a um único e mesmo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo”.
Ou seja, as religiões são usadas tanto para dar um conforto a população dos seus grandes sofrimentos que são gerados pela exploração de seus corpos; quanto quem explora é a classe dominante. E também para tornar justas e dignas as atitudes da burguesia e a sua ideologia propagada, fazendo assim os sistemas religiosos financiarem o consolo, a denúncia da dor e a opressão que a classe trabalhadora tem diariamente, assim gerando a abastança de reagir contra o sistema que os machuca. Por isso que Marx comparou as religiões com o ópio que era utilizado para aliviar a dor que o corpo sofre.
...