TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição Quimica

Exames: Composição Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Composição Química do Petróleo

O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de não hidrocarbonetos. Quando ocorre no estado líquido em reservatórios de subsuperfície ou em superfície, é denominado de óleo.

Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurada (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerada uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

É conhecida como condensado a mistura de hidrocarbonetos que se encontra no estado gasoso em subsuperfície e torna-se líquida na superfície. Já o termo gás natural se refere à fração do petróleo que ocorre no estado gasoso ou em solução no óleo em reservatórios de subsuperfície.

Outra forma de ocorrência dos hidrocarbonetos são os hidratos de gás, que consistem em cristais de gelo com moléculas de gás (etano, propano e, principalmente, metano). Os hidratos de gás ocorrem em condições bastante específicas de pressão e temperatura, sendo mais comuns em depósitos rasos nas regiões polares ou em águas profundas em vários pontos do planeta.

O petróleo contém centenas de compostos diferentes. Estudos realizados em amostras de óleo do campo de Ponca City (Oklahoma, EUA) foram identificados cerca de 350 hidrocarbonetos, 200 compostos de enxofre, além de diversos não hidrocarbonetos.

Em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente por carbono (80 a90% em peso), hidrogênio (10 a 15%), enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%), nitrogênio (até 2%) e traços de outros elementos (ex: níquel, vanádio, etc.). A composição do petróleo é geralmente descrita em termos da proporção de hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos aromáticos e não hidrocarbonetos.

Produtos derivados do petróleo bruto

O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo.

As cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo.

Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica.

Para entender a diversidade contida no petróleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino é tão importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:

a) gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos

- alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono)

- normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano

- faixa de ebulição: menos de 40°C

- são liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo)

b) nafta: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina

- mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono

- faixa de ebulição:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com