Conceito De Informaçao
Trabalho Universitário: Conceito De Informaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniloreis_ • 25/10/2014 • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 216 Visualizações
Capitulo 8
CONCEITO DE INFORMAÇÃO
Os dados se transformam em informações e, no contexto contábil, como padrões, orçamentos e contabilidade
Vejamos como HENDRIKSEN faz a distinção entre dados e informações:
• “A Contabilidade faz uma distinção geral relevante entre dados e informação. Os dados podem ser definidos como mensurações ou descrições de objetos ou eventos. Se estes dados já são conhecidos ou não interessam à pessoa a quem são comunicados, não podem ser definidos como informação. A informação pode ser definida como um dado (ou conjunto de dados) que provoca o efeito surpresa na pessoa que a recebe. Além disso, ela deve reduzir a incerteza, comunicar uma mensagem, ter um valor superior ao seu custo e ser capaz, potencialmente, de evocar uma resposta do tomador de decisão”.
MOCK, por sua vez, ao estudar os critérios de mensuração e de informação contábil, faz a seguinte distinção:
• “Muitas vezes a informação é tida como um subconjunto de dados úteis na solução de problemas ou tomada de decisão. Em um sentido geral o dado deriva do verbo latino ‘dar’ (dar) significando fatos dados a conhecer e, aparentemente, de pouco interesse às necessidades de decisão. Contrastando com isso, a informação está relacionada com o verbo latino ‘informar’ (dar estrutura a). Desta forma, a informação é considerada como dados que foram selecionados e organizados, tornando-se relevantes (espera que seja) para alguma questão”.
GIL, afirma que “um sistema de informação tem que trabalhar dados para produzir informações”. Logo:
• Dado é a matéria prima que o sistema de informações vai trabalhar.
• Informação é o produto final do sistema de informações, e deve ser apresentada em forma e conteúdo adequados ao usuário.
BIO, reconhece que, dependendo do ângulo de observação e do campo de conhecimento em que se busque o conceito, haveria muitas formas de conceituar informações:
• “Sob a ótica de sistemas de informação examina-se o conceito a partir do entendimento da informação como resultado do tratamento de dados”.
DAVIS, também, define a informação no contexto do sistema de informações da seguinte maneira:
• “A informação é o dado que foi processado de uma forma compreensível para o seu recipiente e que apresenta um valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”.
CONCEITO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Os gerentes sempre se defrontam com a responsabilidade pela solução dos grandes problemas de uma empresa e tomam decisões fazendo a escolha entre soluções alternativas, o que caracteriza uma preferência, que se supõe baseada em um adequado sistema de informações.
No passado, a informação era obtida através de uma heterogeneidade de fontes e os gerentes processavam a informação com base em sua habilidade pessoal. Era frequente os gerentes solicitarem uma informação sem o conhecimento adequado do impacto que teriam suas decisões em determinada área ou até mesmo outras áreas da empresa.
Modernamente, porém, observa-se que ocorreram pelo menos três grandes mudanças, que estão contribuindo fortemente para o aperfeiçoamento da gestão de uma empresa e, consequentemente, para a eficácia gerencial:
• A gestão da empresa passou a ser feita sob uma abordagem sistêmica e as próprias técnicas gerenciais obtiveram um avanço considerável.
• A informação passou a ser tratada como um produto de um sistema planejado, de modo a torná-la disponível de acordo com as necessidades dos gerentes.
• Desenvolveram-se sistemas de informações, que suportam os processos de planejamento e controle dos gerentes, bem como, os sistemas operacionais de gestão das atividades de produção da empresa.
• Sob este enfoque sistêmico, o sistema de informações é um subsistema do sistema empresa, e nessa linha de raciocínio pode-se concluir que o sistema de informações é um conjunto de subsistemas de informações interdependentes.
• As interações ou relações de interdependência entre esses subsistemas decorrem da troca de informações que ocorrem entre eles. É o que ocorre, por exemplo, na preparação do plano de lucros, em que os dados sobre receitas, custos e despesas previstas precisam ser processados pelos vários subsistemas que integram o sistema de orçamentos.
• NASH E ROBERTS definem o sistema de informação global de uma empresa da seguinte maneira:
“O sistema de informação é uma combinação de pessoas, facilidades tecnológicas, mídias, procedimentos e controles, com os quais se pretende manter canais de comunicações relevantes, processar transações rotineiras, chamar a atenção dos gerentes e outras pessoas para eventos internos e externos significativos e assegurar as bases para a tomada de decisões inteligentes”.
Os vários subsistemas interdependentes que constituem o sistema global de informações podem ser classificados, geralmente, em dois grandes grupos:
1) Sistema de apoio às operações
São os que processam dados relativos a transações rotineiras, recorrentes e, portanto, programáveis. Estes podem ser, ainda, subdivididos em duas categorias:
a) Sistemas que processam dados ligados a transações individualizadas, tais como compras, faturamento, contas a pagar contas a receber, que envolvem decisões menos complexas, mas importantes como a eficiência e a produtividade;
b) Sistemas que processam dados de transações agregadas, tais como planejamento e controle da produção, custos, contabilidade, envolvendo decisões operacionais mais complexas que afetam a eficácia da empresa;
2) Sistema de apoio à gestão
São os que processam dados para a tomada de decisões e atividades de solução de problemas dos gerentes, portanto, não programáveis, tais como previsão de vendas, análise de custos, elaboração de orçamentos. Estes sistemas destinam-se a:
a) auxiliar o processo decisório dos gerentes;
b) dar suporte às avaliações e aos julgamentos dos gerentes;
c) aumentar a eficácia do processo decisório.
A
...