Conjuntura Economica
Artigos Científicos: Conjuntura Economica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilene_mbmds • 28/4/2014 • 643 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
OBJETIVOS
Esta prática tem como objetivo observar o mecanismo na reação de síntese do ácido acetilsalicílico, bem como identificação do rendimento e os métodos de purificação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade das reações químicas de modo que elas não são consumidas nem modificadas nessa reação. Podem diminuir a energia livre de Gibbs de três formas:
01. As reações catalisadas tendem a converte o reagente em uma espécie menos estável.
02. As reações catalisadas podem fornecer um modo de tornar o estado de transição mais estável.
03. As reações catalisadas podem ter mecanismos completamente diferentes das não-catalisadas fornecendo um caminho de reação com energia de Gibbs bem menor do que o da reação não-catalisada.
Há dois tipos de catálise ácida: Catálise ácida específica: onde o próton é completamente transferido antes do início da etapa lenta da reação. Catálise ácida geral: onde o próton é transferido durante a etapa lenta da reação.
Quando um catalisador ácido é utilizado em uma reação, ele aumenta a velocidade da mesma por meio da doação de um próton a um dos reagentes. Vamos tomar como exemplo a hidrólise de um éster com um ácido. O ácido aumenta a velocidade das etapas lentas da reação.
Na primeira etapa lenta , aumenta a velocidade da formação do intermediário tetraédrico por meio de protonação do oxigênio carbonílico, fazendo com que a reatividade do grupo carbonila aumente, isso porque um como o catalisador pode formar uma espécie menos estável e mais reativa.
Na segunda etapa lenta, o ácido muda a basicidade do grupo que é eliminado quando o intermediário tetraédrico colapsa. Na presença de um ácido, o metanol é eliminado. Na ausência do ácido o íon metóxido é eliminado. O metanol é menos básico do que o íon metóxido, e por isso é eliminado mais facilmente.
Resumindo, o mecanismo de hidrólise de um éster catalisado por ácido pode ser dividido em duas fases distintas: a formação de um intermediário tetraédrico e o colapso desse intermediário. Dentro dessas duas fases podemos perceber três etapas: a primeira etapa é a protonação e é uma etapa rápida; a segunda etapa envolve formação ou quebra de uma ligação pi e é uma etapa lenta; e a terceira etapa é a desprotonação que Server para regenerar o catalisador, e é uma etapa rápida.
Há dois tipos de catálise ácida: Catálise ácida específica: onde o próton é completamente transferido antes do início da etapa lenta da reação. Catálise ácida geral: onde o próton é transferido durante a etapa lenta da reação.
O termo genérico "acilação" cobre todas as reações que resultem na introdução de um grupo acila em um composto orgânico. A acilação de uma amina é uma reação ácido base de Lewis, em que o grupo amino básico efetua um ataque nucleofílico sobre o átomo do carbono carboxílico.
O processo de introdução de um grupo acetila (resultando em um grupo acetoxi) no composto, especificamente, a substituição de um grupo acetila por
...