Controladores em estratégia e planejamento operacional
Trabalho acadêmico: Controladores em estratégia e planejamento operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weltom • 28/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.493 Palavras (18 Páginas) • 236 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Professor Orientador: Teobaldo
Controladoria e Sistemas de Informações Contabeis
Cuiabá
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A Controladoria na Estratégia e no Planejamento Operacional.
Acadêmicos (as)
Ediana Muniz de Aguiar Bueno RA: 1054009106
Miriam Muniz de Aguiar RA: 1054009472
Tárcio Fontes Ramos RA: 1099191299
Valdiney Montalvão RA: 1053010563
Marcilene S C Pontes RA: 6848480974
Trabalho apresentado para avaliação de Atividades Pratica Supervisionado de Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis da Faculdade Anhanguera de Cuiabá, ministrado pelo Professor e Orientador Teobaldo.
Cuiabá
2013
Sumário
1. Introdução 4
1.1. Controladoria e Estratégia Operacional
2. A Controladoria na Estratégia 5
2.1. Processos do Balanced Scorecard na organização 7
2.2. Comentários sobre os Riscos 8
3. A Controladoria no Planejamento Operacional 9
3.1. Estruturação do Ativo e passivo da empresa 11
3.2. Alavancagem 12
3.3. Alavancagem Operacional 13
3.4. Alavancagem Financeira 14
3.5. Alavancagem Combinada 16
4. Considerações Finais 17
5. Referencias 18
1. Introdução
A atuação do órgão de Controladoria pode ser visto por duas vertentes: a primeira como unidade de negócio que facilita a disseminação das informações as demais unidades da organização para que consigam trabalhar suas estratégias; segunda, como um órgão da administração que procura alinhar o processo estratégico de decisões de cada área que compõe a organização, com o intuito de todos atingirem os objetivos estratégicos da empresa. As constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial. Neste sentido, a Controladoria exerce papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão.
A estratégia consiste em mobilizar todos os recursos possíveis da empresa para atingir objetivos de logo prazo. A empresa que deseja crescer com uma base sólida precisa saber elaborar estratégias eficazes, fundamental, para obter a consistência essencial à sobrevivência de logo prazo. Muitas empresas acabam canalizando sua visão e recursos em busca de resultados imediatos e com isso acabam por relegar a estratégia.
Em especial, a controladoria se apóia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões.
Conclui-se que a liderança, num planejamento estratégico, deve ser pragmática e flexível às mudanças, desenvolvendo ações corretivas constantes focando seus objetivos e metas estratégicas de forma a manter a sobrevivência, o crescimento e a diferenciação competitiva.
2. A CONTROLADORIA NA ESTRATÉGIA
Lauda: Estudo de Caso da Nintendo
O jogo começa na aparência que conduz à sedução. É o marketing de percepção. Você precisa captar a atenção do cliente para que ele escolha, entre as inúmeras alternativas, o seu ponto. Isso envolve a fachada, o letreiro e até mesmo o nome do estabelecimento. Neste caso, falamos de jogos online onde a empresa Nintendo de origem japonesa foi analisada pela sua estratégia de negocio ao longo do tempo. A Nintendo possuía grande preocupação com os valores familiares, e sempre aprendendo com os erros dos jogos impróprios da concorrência, mesmo sendo uma empresa nova no mercado, buscava estratégia para conquistar seu espaço, assumindo riscos da venda de seus produtos. A grande oportunidade da Nintendo foi se aproveitar do mercado de clientes decepcionados com os jogos da Atari. As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a recuperação da Atari e a entrada de novos concorrentes, a rivalidade entre os concorrentes era fraca, pois a concorrência não acreditava que esse mercado poderia surgir novamente, deixando o espaço livre para a Nintendo, chegaram ao mercado a Sega, que se tornou um grande concorrente da Nintendo, durante muito tempo as duas empresas disputaram intensamente o mercado.
Em 1992 a Sega e a Nintendo travaram uma grande disputa de marketing, como a Nintendo possuía como força a associação com as Softhouses, gerou aparição de muitos jogos que eram atrativos e o próprio time de desenvolvimento da Nintendo foi responsável pela criação de personagens de grande peso, porem o ponto fraco da Nintendo era ser super controladora em relação das Softhouses que caso não se submetesse “as leis” , não poderiam mais produzir jogos para ela.
As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a popularização dos jogos de computadores, a entrada dos
...