Controle De Roedores
Casos: Controle De Roedores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dryn • 24/9/2014 • 915 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
CONTROLE DE ROEDORES
A maneira pela qual os seres humanos vêm explorando a natureza propicia o aumento e a adaptação de certas espécies de roedores, que se acomodam naturalmente a qualquer lugar que lhe ofereçam sobrevivência, desde que tenha água, comida, abrigo o que encontram facilmente nos ambientes criados pelo próprio homem.
Principais espécies de roedores de interesse sanitário:
Espécies sinantrópicas comensais.
* Ratazana – Rattus norvegicus
* Camundongo – Mus musculus
* Rato de telhado – Rattus rattus
Aspectos da Biologia e Comportamento dos Roedores
Seus dentes incisivos crescem sem para, por isso os roedores tem o hábito de roer. E também para ultrapassar barreiras que dificulte sua passagem na busca de abrigo alimentos, etc.
Seu olfato e bem desenvolvido podendo localiza o alimento desejado no meio de outros alimentos simplesmente cheirando o ambiente ou mexendo o focinho.
Porém enxergam mal mais em compensação apresentam sensibilidade á luz. Precisando assim de habilidades sensoriais para se locomover livremente, fugir de predadores e sair em busca de alimentos.
Sua audição e um dos sentidos mais amplificados reagindo a qualquer barulho também ao ultra-som, o que e muito importante pra escapa de predadores, etc. Entretanto o tato e o mais desenvolvido; seus bigodes estão em constante movimento, ajudando assim o animal na sua orientação.
Seu paladar e memoria são apuradíssimo o que possibilita que identifique substância toxicas nos alimentos experimentando apenas uma vez.
Basta um dos animais senti uma ameaça e começa a fuga, que os demais seguem o mesmo ritmo, não importando se sentirão ou não o perigo eminente.
.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SANITÁRIA
Causam prejuízos em torno de 4 a 8% da produção nacional de raízes, cereais e sementes. Esses prejuízos são causados principalmente pela ingestão estragos em farelos e rações, pela quebra parcial de grãos, por roeduras. Nos campos destroem sementes recém- plantadas, atacam cereais tanto colhidos como armazenados ou ainda na espigagem.
Podem causa sérios acidentes como incêndios, curtos circuitos, graças ao seu habito de roer para vence obstáculos.
Além de prejudica também a saúde humana, causando pelo menos 45 doenças humanas dentre as principais são:
* Leptospirose
* Hantavirose
* Peste
* Tifo
* Salmonelose
* Febre de mordedura e Triquinose
SINAIS INDICATIVOS DA PRESENÇA DE ROEDORES
* Presença de fezes
* Presença de ratos vivos ou mortos
* Ninhos
* Tocas
* Manchas de gordura nos locais onde passa
* Trilhas de roedores
CONTROLE DE ROEDORES
O controle se baseia no manejo integrado – no conhecimento das espécies, nas características, no comportamento, etc. O que importante para obter um bom resultado nas ações de controle de roedores.
As diferentes fases contidas no manejo integrado de roedores são:
• Inspeção: vai se feito uma averiguação do local infetado para ver em que condição se encontra. Para conhece e sabe como utilizar os métodos a seguir.
•Identificação: tem por objetivo a identificação das espécies de roedores para orienta as medidas de controle a serem adotadas.
• Medidas Corretivas e Preventivas (Anti-Ratização): é um conjunto de normas que buscam evita o aumento a penetração e acomodação de roedores. E resumo e preciso evita o seu acesso à comida, abrigo e água. Mais também e preciso que informe e eduque a comunidade a respeito.
É também necessário:
1. Agilizar os serviços de coleta de lixo
2. Aprimorar a utilização de aterros sanitários
3. Participação da comunidade no controle e prevenção, melhorando as condições de moradia da população.
Desratização – são todas as medidas empregadas para a eliminação de ratos.
MÉTODOS MECÂNICOS; (gaiolas, ratoeiras e ultra-som)
MÉTODOS BIOLÓGICOS; consistem no uso de animais como aves, carnívoros entre outros. Para
...